METALGRAFIA - NOVIDADES TECNOLÓGICAS

Por Marcos Anghinoni - Diretor de Vendas

Com Marcelo Augusto Cruz, Gerente Técnico Sellerink
Matéria sobre processos: Abeaço
. Desde a fundação da Sellerink, nosso departamento de P&D vem aprimorando os processos de produção de tintas, em todos os segmentos que atuamos, ou seja: Offset Sheetfed, Offset Web, Metalgrafia, Sublimação dentre outros, utilizando tanto tecnologia de secagem convencional das tintas (penetração ou oxidação) quanto cura Ultra Violeta. Queremos nos aprofundar hoje em Metalgrafia. A Sellerink desde 1996, desenvolve e produz tintas metalgráficas com a mais alta tecnologia, desenvolvida dentro do seu próprio laboratório. Em 2003 começamos a produzir tintas metalgráficas com cura ultravioleta. Como diferencial, oferecemos sempre ao mercado um atendimento técnico muito afinado, além de reduzido prazo de desenvolvimento e entrega de tintas especiais. Desde que o mercado metalgráfico absorveu a tecnologia UV, uma necessidade (que se transformou em um anseio) passou a ser latente: a utilização de Verniz com cura ultravioleta on-line, ou seja, a impressão offset UV com a aplicação do verniz UV na mesma linha, úmido-úmido. Em se tratando de metalgrafia, toda tecnologia precisa de um tempo de maturação, pois as exigências do setor são muitas, complexas e pertinentes. Estamos falando de embalagens metálicas para alimentos, bebidas ou produtos de alto valor agregado - justificativa as exigências. Para que não conhece a fundo o processo metalgráfico, ai vão algumas informações valiosas, em matéria publicada pela Abeaço - Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de Aço:

CONFIRA ALGUNS DOS PROCESSOS QUE FAZEM DA LATA DE AÇO A MELHOR EMBALAGEM PARA ACONDICIONAR PRODUTOS

Folhas de Aço e Película Protetora Elástica

As folhas de aço são largamente utilizadas em embalagens de alimentos, bebidas, tintas e produtos químicos. Atendem às necessidades específicas de resistência, conformação, revestimento e acabamento.
foto-lata0O uso de uma película elástica protetora proporciona ainda maior proteção aos alimentos ou quaisquer outros produtos enlatados. Essa película elástica é altamente resistente às deformações. Por exemplo, na fixação da tampa, o produto sofre uma “deformação” de 180 graus, sem que isso comprometa a qualidade do conteúdo. As características flexíveis são as responsáveis por possibilitar a produção de latas com formatos diferentes, como a do leite condensado Moça, da Nestlé, e garantir que, mesmo com a superfície “deformada”, o alimento ou produto em lata de aço não seja contaminado.

Processo Autoclavagem

A maioria dos alimentos são cozidos dentro da própria lata  em uma autoclave (equipamento usado para o processamento térmico de alimentos enlatados que trabalham sobre pressão) com controle de temperatura e pressão, seguindo as normas do processo térmico tradicional. Temperatura e tempo são preestabelecidos por engenheiros, calculados sobre a resistência dos próprios componentes dos alimentos. . Mesmo com este pequeno resumo, imaginem a responsabilidade em trazer ao mercado metalgráfico uma tecnologia nova, criando um processo novo e com objetivo de agregar valor a embalagem de aço, além de benefícios técnicos do próprio processo. Dentro de alguns dias, mostraremos o nosso novo produto VERNIZ SOBREIMPRESSÃO UV-CURE TOPCOAT. É o primeiro Verniz UV On-Line para metalgrafia do mercado. Além desse inovador produto, trabalhamos a passos largos no lançamento de um PRIMER COM CURA ULTRAVIOLETA, que tem a mesma função do ESMALTE, utilizado atualmente. Dentre inúmeras outras vantagens do uso do PRIMER, podemos citar a própria cura por ultravioleta e um produto que não emite VOC (composto carbônico volátil), muito prejudicial ao meio-ambiente (o esmalte atual é produzido à base de solventes). Esses produtos são fruto de pesquisas de pelo menos 4 anos, todas desenvolvidas dentro do laboratório Sellerink. O atendimento técnico e comercial da Sellerink para estes novos produtos será o mesmo já estabelecido para as tintas metalgráficas, convencionais ou ultravioleta. Dentro de mais alguns dias, todos os nossos clientes do segmento metalgráfico receberão a visita do nosso pessoal comercial para detalhamento dos produtos e o início do processo de testes práticos. .
Esse post tem 0 comentário. Clique aqui para ver todos os comentários e se quiser, comentar também!