SELLERINK BLOG
13jul/10

Tintas e Impressos de Segurança (Post VII)

No dia 6 último, no nosso post da série Tintas e Impressos de Segurança, falamos sobre uma grande estrela da família: a tinta Talho Doce ou Intaglio - que tem uma história particular e uma importância relevante por utilizar técnicas artísticas seculares na reprodução de segurança nos impressos.

Hoje vamos falar de uma outra estrela da família Tintas de Segurança da Sellerink, embora muito mais recente do ponto de vista histórico que sua parente do post anterior.

THERMOCHROMIC INK

Tintas Termocrômicas, sensíveis à temperatura.

Desde 1970, quando foram criadas as tintas termocrômicas,  existem produtos que utilizam tintas que mudam de cor, ou que aparecem ou desaparecem de acordo com a temperatura que são expostas.

Hoje estas tintas estão em uso em diversos produtos impressos, conferindo maior segurança a fraudes a estes produtos e agregando valor.

As tintas termocrômicas utilizam corantes e pigmentos especiais, desenvolvidos com base em estudos científicos de termocromismo - que estuda qualquer alteração de cor com incidência de mudança de temperatura - que poderemos estudar em outro post.

Hoje vamos nos ater a tinta de segurança em si, que faz parte da categoria científica dos CHROMOTROPISMOS, ou seja, que sofrem mutação de cor de acordo com a temperatura e influências externas.

As tintas termocrômicas tem diversos usos, além dos impressos de segurança, tais como: Bijouterias (anéis de humor), Etiquetas para embalagens de liquidos (rótulos de cerveja), Louças que vão ao microondas e que indicam se a temperatura foi atingida, termômetros simplificados, roupas e muitas outras que podem ser apenas um divertimento ou levadas muito a sério.

Cheque que utiliza tinta Thermochromic

Cheque que utiliza tinta Thermochromic

As tintas Thermochromics Sellerink são utilizadas quase que em sua totalidade na impressão de cheques. Conferem um item de segurança a mais e combinadas com outros itens e tintas de segurança tornam o cheque bancário impresso no Brasil muito seguro, um dos melhores do mundo.

Embalagem com bebida fria e com bebida quente - reações diferentes das tintas termocrômicas

Embalagem com bebida fria e com bebida quente - reações diferentes das tintas termocrômicas

A reação termocrômica acontece com a mudança de temperatura e vai aparecer ou desaparecer em faixas de temperaturas diferentes - de acordo com a customização e personalização do produto. Há tintas termocrômicas reversíveis (que desaparecem a certa temperatura e voltam a aparecer quando a temperatura volta ao normal) e irreversíveis (que uma vez alterada não voltam mais ao estado anterior). A escolha fica restrita apenas ao uso - se o intuito é revelar uma única mudança de temperatura ou repetidas mudanças.

Aproveitando a experiência de anos na fabricação das Thermochromics Inks, a Sellerink tem vários estudos voltados ao uso desta tecnologia em outros impressos, como por exemplo, embalagens de alimentos.

foodPackaging1A idéia é adequar as tintas termocrômicas para embalagens de alimentos frigorificados, por exemplo,  que precisam de uma temperatura mínima para conservação. Neste caso, a tinta poderia identificar as embalagens que sofreram, em algum momento, uma mudança de temperatura externa que inviabilize o consumo do produto.

A mudança de temperatura pode ocorrer na estocagem do produto, no transporte ou até mesmo na gôndola frigorificada do supermercado. Em todos os casos o consumidor estaria protegido pelo dispositivo de segurança disparado pela tinta, que denunciaria o problema de conservação (por temperatura).

Além desse, outros estudos estão em andamento para adequação e uso das tintas termocrômicas.

Assim que avançarmos mais nos estudos atualizaremos também as informações no nosso site e no nosso blog.

 

Obrigado.

Marcos Anghinoni - Diretor de Vendas

Se você gostou, veja também...

TINTAS DE SEGURANÇA on December 12th, 2012

A História da Indústria Gráfica (Post 12) on August 2nd, 2010

ECO FRIENDLY PRINTING on July 21st, 2011

A História da Indústria Gráfica (Post 16) on September 21st, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post 15) on September 5th, 2010

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Muito bom esse Post

    Gostaria de nos apresentar, Anderson, Ana Clara, Michele e Walter Henrique são alunos do técnico de impressão offset na escola SENAI – Theobaldo De Nigris.

    Estamos desenvolvendo um projeto industrial referente a aplicação de tintas termocrômicas.

    Sabendo da contribuição que podemos obter da empresa Sellerink que atua neste nicho de mercado.

    Gostaríamos que a empresa participa-se de nossa formação profissional, concedendo-nos uma visita técnica a sua planta e doação de pequenas amostras de tintas termocrômicas para desenvolvimento de nosso projeto.

    Atenciosamente.
    Anderson, Ana Clara, Michele e Walter Henrique
    e-mail. chapadupla@hotmail.com
    tel: 72725177

  2. GOSTARIA DE SABER SE AS TINTAS TERMO CRÔMICAS FRIAS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS PARA A VENDA , E SIM QUAL O VALOR E AS CORES DISPONÍVEIS , E AS VARIANTE DE TEMPERATURA DISPONÍVEIS E SE PODE SER APLICADA ATRAVÉS DE SILKSCREEN


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn