SELLERINK BLOG
11jul/10

Eco Friendly Printing (Post 2)

Soy Ink e o Meio Ambiente

Os benefícios das tintas produzidas à base de óleo de soja

As tintas offset base óleo de soja podem ser a solução para a saúde

Soja

Soja

ambiental e  segurança da indústria gráfica.

Não é exagero!

Um novo estudo confirma que a tinta de soja (vamos simplicaficar o termo assim) pode ajudar a reduzir os danos ambientais da Indústria Gráfica. Óleo de soja é proveniente de uma fonte renovável: claro, a soja.

Grãos de soja são amplamente disponíveis a um custo baixo. Praticamente  metade de toda a soja produzida nas Américas (cujos principais produtores são Brasil, Estados Unidos e Argentina) não precisa de irrigação.

Tinta offset base óleo de soja tem naturalmente baixíssima emissão de VOC(compostos orgânicos voláteis, compostos químicos que se evaporam e reagem à luz solar) e assim, o seu uso reduz emissões que provocam poluição atmosférica e o efeito estufa.

Além disso, os resíduos não são considerados perigosos e podem ser tratadas mais facilmente, completamente e de forma rentável. Resíduos de tinta base petróleo são considerados resíduo líquido industrial que requerem descarte apropriado. A tinta base soja também requer a destinação correta enquanto resíduo, mas é um resíduo muito menos poluente.

Impressos com tinta de soja são mais facilmente reciclados
Impressos com tinta de soja são mais facilmente reciclados

Os pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que a tinta de soja é mais facilmente removida dos papéis que a tinta petróleo, resultando em menos danos à fibra do papel durente a reciclagem.

Outros benefícios da tinta de soja - Soy Ink

A Sellerink tem a tinta de soja disponível para jornais, revistas, embalagens, impressos comerciais e muitos outros usos. Cada forma de impressão requer um tipo custommizado de tinta e a Sellerink têm feito todos os esforços para cumprir com as exigências dos clientes.

As tintas de soja tem os seguintes benefícios:

Cores mais vibrantes

A transparência do óleo de soja permite que os pigmentos entreguem seu pleno potencial, resultando em cores concentradas, ricas e brilhantes. Além disso, tinta de soja proporciona uma melhor qualidade de impressão. Quando se muda da tinta petróleo para a tinta soja percebe-se a melhoria considerável do impresso, como um todo.

Baixo rub-off

Equipamento Rub Test. Pesos e ciclos controlados para medição de resistência ao atrito do impresso

Equipamento Rub Test. Pesos e ciclos controlados para medição de resistência ao atrito do impresso

Isto quer dizer que nos testes de resistência ao atrito (rub-test) promovidos pela Sellerink, as tintas soja apresentaram resultado melhor que as tintas convencionais. Esta característica é especialmente importante para impressos que não levam a proteção adicional de vernizes, como por exemplo os jornais.

Tinta de soja é rentável

Os preços das tintas base soja são compatíveis com os preços das tintas base petróleo, pois a maior parte do custo das tintas não provém do veículo e sim dos pigmentos. Porém, as tintas de soja permitem uma transferência melhor do pigmento, na impressão, assim as impressoras podem rodar mais folhas com o mesmo volume de tinta, economizando.

Impressão de dados variáveis

Isso é importante quando o impresso vai ser exposto ao calor de uma impressora laser. Como o ponto de ebulição da tinta de soja é menor, há menos chance de a tinta a ser transferida para as partes da máquina em vez do papel.

Estabilidade

Tinta de soja mantém a sua estabilidade durante todo o trabalho de impressâo melhor que uma tinta de petróleo. Assim o impressor precisa interferir menos nos ajustes durante o trabalho, o que sigificado um número menor de folhas rejeitadas e um tempo menor para a realização do trabalho.

A Sellerink tem todos os testes comparativos com as tintas de soja e as tintas de petróleo. Está em fase final de testes os limpadores de máquina da Sellerink apropriados ao uso com tintas base soja, justamente por serem compatíveis com a família ECO FRIENDLY PRINTING.

Verniz base soja - transparência e brilho superior
Verniz base soja - transparência e brilho superior

Está disponível também o verniz sobreimpressão à base de óleo de soja com resultados surpreendentes em brilho, proteção, transparência (tem menor efeito de amarelamento) e resistência ao atrito.

Se você quiser saber mais sobre os testes comparativos ou até mesmo ter acesso a eles, solicite. Marcaremos uma visita para mostrarmos e explicarmos como foram feitos os testes.

E ainda dentro dos estudos da família Eco Friendly, o departamento técnico da Sellerink está trabalhando para a homologação de tintas com CURA UV junto a ASA - American SoyBean Association, ou seja, dentro de muito pouco tempo estaremos com um produto revolucionário para as impressoras com cura ultravioleta. Acompanhem !

Obrigado.

Marcos Anghinoni - Diretor de Vendas

Se você gostou, veja também...

METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on September 3rd, 2012

COMO AS LATAS SÃO ENVASADAS? on February 8th, 2011

A HELIOGRAFIA DE NIÉPCE on January 30th, 2011

Eco Friendly Printing (Post 6) on August 15th, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post III) on May 26th, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn