SELLERINK BLOG
11jul/10

Eco Friendly Printing (Post 2)

Soy Ink e o Meio Ambiente

Os benefícios das tintas produzidas à base de óleo de soja

As tintas offset base óleo de soja podem ser a solução para a saúde

Soja

Soja

ambiental e  segurança da indústria gráfica.

Não é exagero!

Um novo estudo confirma que a tinta de soja (vamos simplicaficar o termo assim) pode ajudar a reduzir os danos ambientais da Indústria Gráfica. Óleo de soja é proveniente de uma fonte renovável: claro, a soja.

Grãos de soja são amplamente disponíveis a um custo baixo. Praticamente  metade de toda a soja produzida nas Américas (cujos principais produtores são Brasil, Estados Unidos e Argentina) não precisa de irrigação.

Tinta offset base óleo de soja tem naturalmente baixíssima emissão de VOC(compostos orgânicos voláteis, compostos químicos que se evaporam e reagem à luz solar) e assim, o seu uso reduz emissões que provocam poluição atmosférica e o efeito estufa.

Além disso, os resíduos não são considerados perigosos e podem ser tratadas mais facilmente, completamente e de forma rentável. Resíduos de tinta base petróleo são considerados resíduo líquido industrial que requerem descarte apropriado. A tinta base soja também requer a destinação correta enquanto resíduo, mas é um resíduo muito menos poluente.

Impressos com tinta de soja são mais facilmente reciclados
Impressos com tinta de soja são mais facilmente reciclados

Os pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que a tinta de soja é mais facilmente removida dos papéis que a tinta petróleo, resultando em menos danos à fibra do papel durente a reciclagem.

Outros benefícios da tinta de soja - Soy Ink

A Sellerink tem a tinta de soja disponível para jornais, revistas, embalagens, impressos comerciais e muitos outros usos. Cada forma de impressão requer um tipo custommizado de tinta e a Sellerink têm feito todos os esforços para cumprir com as exigências dos clientes.

As tintas de soja tem os seguintes benefícios:

Cores mais vibrantes

A transparência do óleo de soja permite que os pigmentos entreguem seu pleno potencial, resultando em cores concentradas, ricas e brilhantes. Além disso, tinta de soja proporciona uma melhor qualidade de impressão. Quando se muda da tinta petróleo para a tinta soja percebe-se a melhoria considerável do impresso, como um todo.

Baixo rub-off

Equipamento Rub Test. Pesos e ciclos controlados para medição de resistência ao atrito do impresso

Equipamento Rub Test. Pesos e ciclos controlados para medição de resistência ao atrito do impresso

Isto quer dizer que nos testes de resistência ao atrito (rub-test) promovidos pela Sellerink, as tintas soja apresentaram resultado melhor que as tintas convencionais. Esta característica é especialmente importante para impressos que não levam a proteção adicional de vernizes, como por exemplo os jornais.

Tinta de soja é rentável

Os preços das tintas base soja são compatíveis com os preços das tintas base petróleo, pois a maior parte do custo das tintas não provém do veículo e sim dos pigmentos. Porém, as tintas de soja permitem uma transferência melhor do pigmento, na impressão, assim as impressoras podem rodar mais folhas com o mesmo volume de tinta, economizando.

Impressão de dados variáveis

Isso é importante quando o impresso vai ser exposto ao calor de uma impressora laser. Como o ponto de ebulição da tinta de soja é menor, há menos chance de a tinta a ser transferida para as partes da máquina em vez do papel.

Estabilidade

Tinta de soja mantém a sua estabilidade durante todo o trabalho de impressâo melhor que uma tinta de petróleo. Assim o impressor precisa interferir menos nos ajustes durante o trabalho, o que sigificado um número menor de folhas rejeitadas e um tempo menor para a realização do trabalho.

A Sellerink tem todos os testes comparativos com as tintas de soja e as tintas de petróleo. Está em fase final de testes os limpadores de máquina da Sellerink apropriados ao uso com tintas base soja, justamente por serem compatíveis com a família ECO FRIENDLY PRINTING.

Verniz base soja - transparência e brilho superior
Verniz base soja - transparência e brilho superior

Está disponível também o verniz sobreimpressão à base de óleo de soja com resultados surpreendentes em brilho, proteção, transparência (tem menor efeito de amarelamento) e resistência ao atrito.

Se você quiser saber mais sobre os testes comparativos ou até mesmo ter acesso a eles, solicite. Marcaremos uma visita para mostrarmos e explicarmos como foram feitos os testes.

E ainda dentro dos estudos da família Eco Friendly, o departamento técnico da Sellerink está trabalhando para a homologação de tintas com CURA UV junto a ASA - American SoyBean Association, ou seja, dentro de muito pouco tempo estaremos com um produto revolucionário para as impressoras com cura ultravioleta. Acompanhem !

Obrigado.

Marcos Anghinoni - Diretor de Vendas

Se você gostou, veja também...

A História da Indústria Gráfica (Post 21) on January 17th, 2011

Metalgrafia (Post 7) on November 7th, 2010

CONTROLE DA COR: POR QUE AS CORES MUDAM? on November 16th, 2011

Metalgrafia (Post 8) on January 10th, 2011

Eco Friendly Printing (Post 8) on August 31st, 2010

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Marcos,
    muito legal o blog da Seller! Estou buscando informações sobre tintas à base de soja e tenho algumas dúvidas… Qual o impacto de se utilizar oléo de soja para fins não alimentícios, sendo que estudos demonstram que daqui há alguns anos a produção agrícola não conseguirá suprir a demanda alimentícia mundial? Sei que estamos falando de recursos renováveis, porém não podemos esquecer de problemas como a questão da reforma agrária, de mudanças climáticas, crescimento populacional,… Será que vc teria literaturas para indicar, pois gostariamos de iniciar um projeto para utilização dessas tintas em nossos rótulos mas estamos sendo questionados pelo departamento de Sustentabilidade sobre o tema.
    Obrigada!

    • Talita,
      Obrigado por acompanhar o nosso blog. Peço desculpas pela demora na resposta.

      Respondendo as suas perguntas:

      1. Entendemos que o óleo de soja é uma fonte renovável de recursos, ao contrário do óleo mineral. Embora não seja nossa área, acreditamos que a agricultura utilizando-se de novas técnicas poderá sim dar conta da alimentação das pessoas no mundo, desde que, como em todo setor, haja bom sendo e a correta adequação do espaço e da produção agropecuária. Em todo caso, você deve concordar que é melhor a indústria química utilizar-se de matérias primas de fontes renováveis e ecologicamente amigáveis.

      2. Não temos exatamente um estudo social e técnico sobre a questão do cultivo da soja e seus impactos na agricultura, mas sugerimos o acompanhamento dos boletins no site da Embrapa e da American Soybean Association – http://www.embrapa.br (assim mesmo, sem o .com) e http://www.soygrowers.com (em inglês). Nossas tintas são homologadas pela American Soybean Association, entidade da qual a Sellerink é associada também.

      Sobre sustantabilidade, podemos afirmar que além das tintas base soja serem fabricadas com matéria prima de fontes renováveis, ainda há a questão da tinta soja ser mais facilmente retirada do papel no momento da reciclagem.

      Estamos a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

      Marcos Anghinoni
      Diretor de Vendas Sellerink

  2. Atuo como Técnico de Segurança do Trabalho em 3 empresas, e gostaria de adquirir mais conhecimento sobre as tintas a base de vegetais :

    As empresas que eu atuo, trabalham em parte com impressão em materiais plásticos, gostaria de tirar algumas dúvidas relacionadas abaixo :

    I ) A impressão da tinta a base vegetal dos senhores fixa bem em materias plásticos? , se fixa qual a marca da tinta que vocês me recomendam ?
    II ) Sobre o Valor da tinta ela difere muito de preço de uma tinta a base de hidrocarbonetos ?


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn