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16nov/11

Controle da Cor VI

Nosso último post sobre Controle da Cor foi publicado no último dia 06.

A matéria é muito interessante, não acham? Porém é muito técnica também e trabalhamos para poder mostrar resumos que sejam facilmente absorvidos pela maioria dos profissionais gráficos.

Estamos sempre a disposição para responder os comentários ou dúvidas que chegam por e-mail, podem ficar a vontade e perguntar bastante.

Temos também um bom módulo de treinamento em colorimetria. Nos últimos ciclos de palestras aqui na Sellerink, falamos bastante sobre o assunto.

Este ano, por conta da Expoprint que é principal evento do setor e acontece a cada 4 anos não realizamos o Ciclo de Palestras, que voltará em 2011 com toda certeza.  Controle da Cor será um dos temas para o próximo Ciclo.

Mas voltando ao post, no último falamos que começaríamos a falar sobre a Diferença da Cor. Vamos começar resumidamente o assunto.

Estamos preparando uma matéria também sobre Munsell e o teste de Munsell, bastante utilizado para aferir a acuidade visual de profissionais que trabalham com cor. Será muito interessante, posso garantir. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o teste, teremos uma versão on line e digital no nosso stand na Expoprint. Visite-nos e procure saber mais.

Delta-E, a diferença da Cor

Qualquer estudo sobre gerenciamento de cor ou como aqui, Controle da Cor, rapidamente remeterá ao termo Delta-E. Como muitas coisas no mundo da cor, parece simples de entender inicialmente, mas quanto mais perto você olha, mas percebe que o assunto é bem profundo.

Tela do Software X-Rite Spectro utilizado pela Sellerink

Tela do Software X-Rite Spectro utilizado pela Sellerink

A Comissão Internacional de Iluminação (CIE) chama a distância métrica Δ ab * E (também chamado de Δ * E, DE *, de, ou "delta E") onde delta é uma letra grega , muitas vezes usado para denotar a diferença, e E representa Empfindung; que em alemão quer dizer "sensação".

Delta-E (DE) é um número único que representa a "distância" entre duas cores.

E o número DE 1,0 é a menor diferença de cores que o olho humano pode ver. Assim, qualquer DE inferior a 1,0 é imperceptível, e claro, DE superior a 1,0 é perceptível.

Mas não é tão simples. Algumas diferenças de cor superiores a 1,0 são perfeitamente aceitáveis e até mesmo imperceptíveis. Além disso, a diferença DE entre dois amarelos e dois azuis, como exemplo,  pode não parecer a mesma para o olho quando comparada a outras cores. Isso porque as pessoas tem percepção diferente para as cores, dependendo dos aspectos físicos de cada uma. Lembram-se dos cones e bastonetes (vide posts anteriores do Controle da Cor).

Por isso mesmo investimos em instrumentos eletrônicos para que o Delta-E possa ser apurado corretamente e ser usado da melhor maneira possível como prova na indústria gráfica. Um equipamento Espectrodensitômetro, se bem usado, elimina a subjetividade, tanto quanto possível.

Diferença X Tolerância

Se a diferença é um número que mostra a "distância" entre duas cores, a tolerância é o significado do número. Definir um nível de tolerância, como DE 1,5, define o que é aceitável e o que será rejeitado na reprodução da cor. A tolerância é definida de acordo com aspectos regionais (mundialmente falando) e de acordo com o segmento de mercado a que o produto final será entregue.

Delta-E, Delta-LCH

É comum apresentar-se somente o DE na avaliação e medição de cores. Porém, levando-se em consideração a tolerância, o Delta-L (L = Luminosidade), Delta-C (C = Chroma - distância do eixo neutro - saturação) e Delta-H (H = Hue - tonalidade) não podem ter valores maiores que a tolerância de Delta-E. Então, se a tolerância for de 1,5, e o Delta-E for de 1,5, o Delta-LCH (individualmente falando) não poderá ultrapassar 1,5, em nenhuma medição.

Diferença do suporte

É importantíssimo que a tonalidade do suporte seja observada em qualquer medição e comparação de cor. Como a sensibilidade do olho quanto a tonalidade pode ter diferença de pessoa para pessoa de acordo com a cor (especificada pelo comprimento de onda), diferenças mesmo que sutis na tonalidade do suporte podem gerar muita controvérsia.

Nestes casos, o equipamento eletrônico deve ser usado para mediar a diferença de tonalidade dos suportes também, antes mesmo de medir a diferença da cor impressa.

Luz - ponto importante

Os cálculos Delta-E são baseados em colorimetria, o que significa que são ilumino-dependentes. Não se pode comparar números calculados a partir de cores visualizadas sob iluminantes diferentes.

Se for encontrado um número diferente devido ao iluminante, teremos metamerismo (lembram-se?).

Considerações

Existem alguns métodos de cálculo de Diferença de Cores (Delta-E). Na indústria gráfica o padrão mais usado é o DE76, como estudamos, implementado pelo CIE-Lab em 1976. Existem outros métodos também, implementados pelo CIE inclusive, mas não vale a pena falar sobre isso agora.

Equipamento X-Rite Spectro utilizado pelo laboratório da Sellerink

Equipamento X-Rite Spectro utilizado pelo laboratório da Sellerink

Quando solicitado, a Sellerink apresenta relatório gráfico de Espectro para comparativos de cor. A Sellerink trabalha com sistema completo X-Rite Spectro de última geração. Porém, a Sellerink usa o método de cálculo como aproximação na definição de tolerância até que possam ser confirmados por decisões visuais. Em outras palavras, verificamos sempre todos os cálculos visualmente e levamos em consideração a opinião dos profissionais gráficos.

Sabemos que nenhum profissional gráfico aceita ou rejeita a COR por conta dos números. O aspecto visual é o que realmente importa.

Tem muito mais sobre Controle da Cor ainda. Acompanhem.

Nesta próxima quinta-feira começa a montagem da Expoprint e na semana que vem todos os nossos posts serão escritos diretamente da feira.

Depois da Expoprint voltaremos com as séries.

Obrigado.

Marcos Anghinoni - Diretor de Vendas

Fontes de pesquisa para este artigo:
Arquivos Sellerink
Chromix-Colornews, Steve Upton

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