SELLERINK BLOG
31mai/10

Tintas e Impressos de Segurança

Mais um assunto muito interessante que entra na pauta do nosso Blog.

Não se percam,  estamos tratando de:

- História da Indústria Gráfica, e

- Controle da Cor, em posts alternados.

E agora queremos colocar mais um assunto em pauta que terá alguns posts, Tintas e Impressos de Segurança.

A intenção é termos alguns assuntos paralelos, assim não nos cansamos apenas com um assunto.

Da mesma forma que os outros dois assuntos em pauta, quando encerrarmos as postagens, vamos fazer uma apresentação geral e presentear nossos leitores, com arquivo que pode ser baixado aqui mesmo pelo blog.

A Sellerink tem uma grande vocação para a pesquisa, desenvolvimento e produção de tintas especiais. Dentre as especialidades fabricadas pela Sellerink, uma família de destaque é a SECURITY INKS, ou tintas de segurança.

São tintas especiais, reativas e com alta complexidade técnica para desenvolvimento e produção. As tintas gráficas de segurança tem a missão de ajudar um impresso de segurança a ser seguro contra fraudes.

Então, todo dia, a Sellerink tem na bancada do departamento de pesquisa, um problema em segurança de impressos necessitando soluções, urgentes.

Isso acontece com cheques, tickets, ingressos, bilhetes de passagem (diversos), embalagem de medicamentos etc.

Mas vamos começar...

aneldesinete2 aneldesinete3 aneldesinete4

A preocupação em tornar um documento autêntico e inimitável é muito antiga. Para evitar falsificações, Reis criaram "anéis de sinete", como exemplo nas imagens acima,  que identificavam e lacravam os  éditos.

Os selos postais e o próprio papel-moeda também são exemplos antigos de documentos de segurança.

papelmoeda selopostalimpressoseguranca

Com a sofisticação do trato mercantil, surgiram mais documentos de segurança. Ou seja: papéis que possuem valor monetário.

dinheiroseguranca dinheiroseguranca2

Praticamente ao mesmo tempo, começaram a surgir também os estelionatários e todo tipo de falsificação possível e imaginável dos documentos com valor.

A partir daqui vamos falar nos próximos posts sobre as falsificações e as tintas de segurança criadas na tentativa de evitar esses crimes.

É uma matéria muito interessante, garanto a vocês.

Há cerca de dois anos, o Sr. Abmael - Diretor Técnico da Sellerink, fez uma apresentação sobre tintas de segurança para os profissionais do  Banco Central do Brasil e Casa da Moeda, no Rio de Janeiro. Além da experiência da Sellerink neste assunto, conseguimos reunir também vários outros relatos sobre fraudes, aproveitando estes encontros com profissionais que trabalham diretamente na área.

Acompanhem!

Bom início de semana a todos.

Obrigado.

Marcos Anghinoni - Diretor de Vendas

Se você gostou, veja também...

Expoprint 2010 on May 8th, 2010

Controle da Cor VI on November 16th, 2011

A HELIOGRAFIA DE NIÉPCE on January 30th, 2011

METALGRAFIA - CREME DE LEITE EM LATA on July 25th, 2011

O Nome das Cores on July 29th, 2010

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Este é um bom resumo. Mas em se tratando de tintas de segurança (e impressos de segurança) os detalhes fazem muita diferença. Aos mais interessados sobre o assunto recomendo uma visita a Sellerink para tomar um café conosco e falar mais a respeito.
    Continuem nos acompanhando…
    Abmael – Diretor Industrial Sellerink

  2. Sou uma universitaria e estou desenvolvendo um trabalho sobre a montagem de uma grafica, estou pesquisando sobre que tinta utilizar (offset) achei o site interessante. Deu p/ conhecer bastante sobre o mundo das tintas. Várias informações. Será que eu conseguiria c/ vocês um simulado de um orçamento da tinta offset? Precisamos pesquisar sobre toda materia prima utilizada em uma gráfica. Aguardo um retorno e desde já agradeço

    • Marisa,

      Obrigado por visitar nosso site/blog. Quanto ao simulado de orçamento, uma gráfica pode usar tanto a Escala Europa Offset convencional como outras tintas customizáveis para diversos fins.

      Uma Escala Europa de boa qualidade, para impressão de suportes celulósicos em máquina offset plana, tem custo aproximado de R$-19,00-.

      Qualquer outra dúvida estou a sua disposição.


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn