METALGRAFIA – NOVIDADES TECNOLÓGICAS « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
17mar/13

METALGRAFIA – NOVIDADES TECNOLÓGICAS

Com Marcelo Augusto Cruz, Gerente Técnico Sellerink
Matéria sobre processos: Abeaço

.

Desde a fundação da Sellerink, nosso departamento de P&D vem aprimorando os processos de produção de tintas, em todos os segmentos que atuamos, ou seja: Offset Sheetfed, Offset Web, Metalgrafia, Sublimação dentre outros, utilizando tanto tecnologia de secagem convencional das tintas (penetração ou oxidação) quanto cura Ultra Violeta.

Queremos nos aprofundar hoje em Metalgrafia.

A Sellerink desde 1996, desenvolve e produz tintas metalgráficas com a mais alta tecnologia, desenvolvida dentro do seu próprio laboratório. Em 2003 começamos a produzir tintas metalgráficas com cura ultravioleta. Como diferencial, oferecemos sempre ao mercado um atendimento técnico muito afinado, além de reduzido prazo de desenvolvimento e entrega de tintas especiais.

Desde que o mercado metalgráfico absorveu a tecnologia UV, uma necessidade (que se transformou em um anseio) passou a ser latente: a utilização de Verniz com cura ultravioleta on-line, ou seja, a impressão offset UV com a aplicação do verniz UV na mesma linha, úmido-úmido.

Em se tratando de metalgrafia, toda tecnologia precisa de um tempo de maturação, pois as exigências do setor são muitas, complexas e pertinentes. Estamos falando de embalagens metálicas para alimentos, bebidas ou produtos de alto valor agregado - justificativa as exigências.

Para que não conhece a fundo o processo metalgráfico, ai vão algumas informações valiosas, em matéria publicada pela Abeaço - Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de Aço:

CONFIRA ALGUNS DOS PROCESSOS QUE FAZEM DA LATA DE AÇO A MELHOR EMBALAGEM PARA ACONDICIONAR PRODUTOS

Folhas de Aço e Película Protetora Elástica

As folhas de aço são largamente utilizadas em embalagens de alimentos, bebidas, tintas e produtos químicos. Atendem às necessidades específicas de resistência, conformação, revestimento e acabamento.

foto-lata0O uso de uma película elástica protetora proporciona ainda maior proteção aos alimentos ou quaisquer outros produtos enlatados. Essa película elástica é altamente resistente às deformações. Por exemplo, na fixação da tampa, o produto sofre uma “deformação” de 180 graus, sem que isso comprometa a qualidade do conteúdo. As características flexíveis são as responsáveis por possibilitar a produção de latas com formatos diferentes, como a do leite condensado Moça, da Nestlé, e garantir que, mesmo com a superfície “deformada”, o alimento ou produto em lata de aço não seja contaminado.

Processo Autoclavagem

A maioria dos alimentos são cozidos dentro da própria lata  em uma autoclave (equipamento usado para o processamento térmico de alimentos enlatados que trabalham sobre pressão) com controle de temperatura e pressão, seguindo as normas do processo térmico tradicional.

Temperatura e tempo são preestabelecidos por engenheiros, calculados sobre a resistência dos próprios componentes dos alimentos.

.

Mesmo com este pequeno resumo, imaginem a responsabilidade em trazer ao mercado metalgráfico uma tecnologia nova, criando um processo novo e com objetivo de agregar valor a embalagem de aço, além de benefícios técnicos do próprio processo.

Dentro de alguns dias, mostraremos o nosso novo produto VERNIZ SOBREIMPRESSÃO UV-CURE TOPCOAT. É o primeiro Verniz UV On-Line para metalgrafia do mercado.

Além desse inovador produto, trabalhamos a passos largos no lançamento de um PRIMER COM CURA ULTRAVIOLETA, que tem a mesma função do ESMALTE, utilizado atualmente.

Dentre inúmeras outras vantagens do uso do PRIMER, podemos citar a própria cura por ultravioleta e um produto que não emite VOC (composto carbônico volátil), muito prejudicial ao meio-ambiente (o esmalte atual é produzido à base de solventes).

Esses produtos são fruto de pesquisas de pelo menos 4 anos, todas desenvolvidas dentro do laboratório Sellerink.

O atendimento técnico e comercial da Sellerink para estes novos produtos será o mesmo já estabelecido para as tintas metalgráficas, convencionais ou ultravioleta.

Dentro de mais alguns dias, todos os nossos clientes do segmento metalgráfico receberão a visita do nosso pessoal comercial para detalhamento dos produtos e o início do processo de testes práticos.

.

Se você gostou, veja também...

A HISTÓRIA DA INDÚSTRIA GRÁFICA (POST 23) on February 9th, 2011

Eco Friendly Printing (Post 3) on July 21st, 2010

SPECTRODENSITOMETRIA on November 16th, 2011

Controle da Cor (Post 15) on November 16th, 2011

GERENCIAMENTO DE CORES on November 16th, 2011

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn