CERTIFICAÇÕES E LAUDOS « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
21mar/12

CERTIFICAÇÕES E LAUDOS

.

Voltamos,

Depois de um tempo para renovar nossas pesquisas e matérias, voltamos a atualizar o Sellerink Blog.

E estamos inaugurando nossos posts de 2012 com uma nova série - CERTIFICAÇÕES E LAUDOS.

Aproveitamos essa primeira matéria de 2012 para tocarmos em um assunto atual e muito importante: as diversas certificações e exigências quanto a laudos e demais documentos - sobre tintas offset -  comprovantes de eficiência e segurança dos produtos e da empresa fabricante, além é claro, de atender as diversas exigências dos nossos clientes e dos clientes dos nossos clientes - na verdade - toda cadeia produtiva.

Mas o que significam mesmo todos aqueles selos e siglas? Vamos tentar explicar um pouco mais e chamar sua atenção para a real necessidade das certificações.

1. ASA - American Soybean Association soyinkasa1

Durante os últimos 90 anos, a Associação Americana dos produtores de Soja, reuni-se para discutir as exigências de  um Mundo em crescimento. Os produtores de soja tem uma tremenda oportunidade para atender a chamada das necessidades agrícolas em todo o Mundo e a ASA é a voz coletiva de 21.000 produtores de soja associados.

O foco principal da ASA é o desenvolvimento sustentado e a implementação de políticas que incentivem o uso do óleo de soja em diversos segmentos da cadeia produtiva, como por exemplo, tintas para impressão. Essas políticas visam conscientizar primeiramente os técnicos sobre a grande vantagem no uso do óleo de soja em substituição aos óleos de origem mineral (petróleo). Óleo de soja é produto de origem renovável e o seu uso agrega características muito interessantes ao produto final - a tinta de impressão, neste caso.

Sellerink tem sua tinta FUTURE SOYINK homologada pela ASA desde 2009. O uso continuado deste produto Sellerink permite o uso do Selo ASA - Soyink e todo processo de homologação da empresa gráfica é feito pela Sellerink.

2. RoHS icon_rohs_Compliant_large

Restriction of use of Hazardous Substances, traduzindo, Restrição ao Uso de Substâncias Perigosas.

A Legislação para RoHS (Restriction of use of Hazardous Substances) inclui a restrição ao uso de chumbo e outras substâncias potencialmente perigosas comumente usadas em equipamentos eletro-eletrônicos. Conhecida como Diretiva 2002/95/EC, está válida desde 1o.de Julho de 2006. Seu objetivo é claro – restringir o uso de 6 substâncias presentes em equipamentos eletro-eletrônico(EEE), contribuindo para a proteção da saúde humana e do meio-ambiente. Para muitas organizações, este é um desafio considerável.

Onde as Diretivas WEEE estabelecem níveis mínimos para reciclagem que devem ser atendidos ou excedidos. A RoHS é muito clara sobre o tipo de substâncias consideradas restritas e estabelece níveis precisos considerados toleráveis.

Embora a RoHS seja uma diretiva européia, muitos fabricantes de EEE fora da Europa já incoporaram a legislação já que seu produto é exportado para países-membros da Comunidade Européia. A definição e interpretação da diretiva não varia, portanto as organizações que foram recomendadas para a Certificação RoHS estão aptas a distribuir a todos os países-membros.

Como exigido pela diretiva RoHS, o primeiro passo (antes da Certificação) é que todos os fabricantes estejam registrados. Desde novembro de 2005, na Alemanha, é considerado ilegal vender determinados equipamentos eletro-eletrônicos se o produtor não tiver completado seu processo formal de registro.

A diretiva RoHS é válida para os seguintes produtos:

  • Aparelhos eletro-eletrônicos de uso doméstico
  • Brinquedos
  • Componentes eletro-eletrônicos da indústria automotiva
  • Equipamentos para esporte e lazer
  • Ferramentas e bens industriais Eletro-eletrônicos
  • Filamentos de lâmpadas
  • Sistemas de illuminação
  • Vending Machines

A sua pergunta pode ser então sobre o porque da tinta de impressão necessitar homologação junto a diretiva RoHS. A resposta é porque todo produto eletrônico tem uma embalagem, uma cartela, um manual ou algo do tipo e esse tipo de impresso faz parte do produto, por isso a tinta que imprime esse material necessita de certificação.

A Sellerink certificou suas tintas junto a RoHS e tem todos os laudos comprabatórios e autorização para uso do Selo RoHS.

Existem outros Selos e Certificados que vamos detalhar nesta série nos próximos posts. Acompanhem que é muito interessante e certamente você vai precisar saber mais a respeito.

Se precisar de mais informações sobre as certificações e laudos da Sellerink, entre em contato conosco.

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. eu estou muito orgulhoso por faser parte desa empresa que esta sempre a tualisada marcos um forte abraço . ass… cicero

  2. Gostaria de saber se vocês tem e podem disponibilizar um Modelo de Laudo referente ao processo de refinamento do óleo de soja.


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn