SELLERINK BLOG
21mar/12

CERTIFICAÇÕES E LAUDOS

.

Voltamos,

Depois de um tempo para renovar nossas pesquisas e matérias, voltamos a atualizar o Sellerink Blog.

E estamos inaugurando nossos posts de 2012 com uma nova série - CERTIFICAÇÕES E LAUDOS.

Aproveitamos essa primeira matéria de 2012 para tocarmos em um assunto atual e muito importante: as diversas certificações e exigências quanto a laudos e demais documentos - sobre tintas offset -  comprovantes de eficiência e segurança dos produtos e da empresa fabricante, além é claro, de atender as diversas exigências dos nossos clientes e dos clientes dos nossos clientes - na verdade - toda cadeia produtiva.

Mas o que significam mesmo todos aqueles selos e siglas? Vamos tentar explicar um pouco mais e chamar sua atenção para a real necessidade das certificações.

1. ASA - American Soybean Association soyinkasa1

Durante os últimos 90 anos, a Associação Americana dos produtores de Soja, reuni-se para discutir as exigências de  um Mundo em crescimento. Os produtores de soja tem uma tremenda oportunidade para atender a chamada das necessidades agrícolas em todo o Mundo e a ASA é a voz coletiva de 21.000 produtores de soja associados.

O foco principal da ASA é o desenvolvimento sustentado e a implementação de políticas que incentivem o uso do óleo de soja em diversos segmentos da cadeia produtiva, como por exemplo, tintas para impressão. Essas políticas visam conscientizar primeiramente os técnicos sobre a grande vantagem no uso do óleo de soja em substituição aos óleos de origem mineral (petróleo). Óleo de soja é produto de origem renovável e o seu uso agrega características muito interessantes ao produto final - a tinta de impressão, neste caso.

Sellerink tem sua tinta FUTURE SOYINK homologada pela ASA desde 2009. O uso continuado deste produto Sellerink permite o uso do Selo ASA - Soyink e todo processo de homologação da empresa gráfica é feito pela Sellerink.

2. RoHS icon_rohs_Compliant_large

Restriction of use of Hazardous Substances, traduzindo, Restrição ao Uso de Substâncias Perigosas.

A Legislação para RoHS (Restriction of use of Hazardous Substances) inclui a restrição ao uso de chumbo e outras substâncias potencialmente perigosas comumente usadas em equipamentos eletro-eletrônicos. Conhecida como Diretiva 2002/95/EC, está válida desde 1o.de Julho de 2006. Seu objetivo é claro – restringir o uso de 6 substâncias presentes em equipamentos eletro-eletrônico(EEE), contribuindo para a proteção da saúde humana e do meio-ambiente. Para muitas organizações, este é um desafio considerável.

Onde as Diretivas WEEE estabelecem níveis mínimos para reciclagem que devem ser atendidos ou excedidos. A RoHS é muito clara sobre o tipo de substâncias consideradas restritas e estabelece níveis precisos considerados toleráveis.

Embora a RoHS seja uma diretiva européia, muitos fabricantes de EEE fora da Europa já incoporaram a legislação já que seu produto é exportado para países-membros da Comunidade Européia. A definição e interpretação da diretiva não varia, portanto as organizações que foram recomendadas para a Certificação RoHS estão aptas a distribuir a todos os países-membros.

Como exigido pela diretiva RoHS, o primeiro passo (antes da Certificação) é que todos os fabricantes estejam registrados. Desde novembro de 2005, na Alemanha, é considerado ilegal vender determinados equipamentos eletro-eletrônicos se o produtor não tiver completado seu processo formal de registro.

A diretiva RoHS é válida para os seguintes produtos:

  • Aparelhos eletro-eletrônicos de uso doméstico
  • Brinquedos
  • Componentes eletro-eletrônicos da indústria automotiva
  • Equipamentos para esporte e lazer
  • Ferramentas e bens industriais Eletro-eletrônicos
  • Filamentos de lâmpadas
  • Sistemas de illuminação
  • Vending Machines

A sua pergunta pode ser então sobre o porque da tinta de impressão necessitar homologação junto a diretiva RoHS. A resposta é porque todo produto eletrônico tem uma embalagem, uma cartela, um manual ou algo do tipo e esse tipo de impresso faz parte do produto, por isso a tinta que imprime esse material necessita de certificação.

A Sellerink certificou suas tintas junto a RoHS e tem todos os laudos comprabatórios e autorização para uso do Selo RoHS.

Existem outros Selos e Certificados que vamos detalhar nesta série nos próximos posts. Acompanhem que é muito interessante e certamente você vai precisar saber mais a respeito.

Se precisar de mais informações sobre as certificações e laudos da Sellerink, entre em contato conosco.

Se você gostou, veja também...

Eco Friendly Printing (Post 3) on July 21st, 2010

Eco Friendly Printing (Post 10) on September 22nd, 2010

Harmonia das Cores on September 7th, 2010

CONTROLE DA COR: POR QUE AS CORES MUDAM? on November 16th, 2011

Tinta Offset Ecofriendly - Básica on January 16th, 2011

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. eu estou muito orgulhoso por faser parte desa empresa que esta sempre a tualisada marcos um forte abraço . ass… cicero

  2. Gostaria de saber se vocês tem e podem disponibilizar um Modelo de Laudo referente ao processo de refinamento do óleo de soja.


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn