GERENCIAMENTO DE CORES « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
16nov/11

GERENCIAMENTO DE CORES

.
Fonte: Colorpixel

Necessidade do gerenciamento de cores

O gerenciamento de cores é o “uso combinado de equipamentos de medição de precisão, software e procedimentos para manter a consistência das cores entre os diferentes dispositivos da produção digital de imagens e documentos, desde a sua captura, edição até a impressão final”.

Em poucas palavras, são os procedimentos e tecnologias necessários para garantir que as cores sejam consistentes em todo processo de produção de conteúdo digital, desde a concepção até a publicação final.

Cores: desafio da era digital

Na era digital, cada equipamento de captura ou impressão possui um sistema de cores próprio e sempre que uma imagem for transferida de equipamento, há distorção de cores.

O desafio começa na captura da imagem. Por exemplo, no caso de uma imagem digitalizada por um scanner.

As imagens produzidas por scanners são geradas pelo sistema RGB (red, green and blue): cada pixel dessa imagem é especificado por três números que correspondem a seus componentes vermelho, verde e azul. A combinação destes três componentes resulta na cor em questão.

O que poucos se dão conta é que se digitalizamos essa mesma imagem em dois scanners distintos, teremos dois conjuntos diferentes de valores R, G e B para cada uma delas. No caso de câmeras digitais, o problema é o mesmo: se fotografarmos a mesma cena com duas máquinas digitais diferentes, o valores R, G e B das imagens também não serão iguais.

De forma análoga, também temos diferenças na impressão de imagens. Se uma imagem no sistema de cores CMYK for impressa em equipamentos ou tecnologias de impressão distintas, a aparência das cores destas impressões serão diferentes para os mesmos valores C, M, Y e K da imagem. Para ilustrar a diferença entre as cores de tecnologias de impressão distintas, a imagem abaixo mostra as cores CMYK de três tipos comuns de impressão: uma impressora inkjet, uma máquina offset e uma impressora a laser.

 

Cores CMYK de impressora ink-jet (superior), offset (centro) e laser (inferior)

Cores CMYK de impressora ink-jet (superior), offset (centro) e laser (inferior)

Essa diferença nas cores primárias CMYK pode parecer sutil à primeira vista, mas gera diferenças relevantes na impressão final. Se imprimirmos um mesmo arquivo nos três equipamentos ilustrados no exemplo anterior, obteremos três impressões com cores distintas, como mostra a imagem abaixo:

O mesmo arquivo impresso em impressoras ink-jet (esquerda), offset (centro) e laser (esquerda)

O mesmo arquivo impresso em impressoras ink-jet (esquerda), offset (centro) e laser (esquerda)

As diferenças nas cores acontecem porque os valores R, G e B ou C, M, Y e K são medidas de cores relativas e não absolutas, pois dizem respeito ao sistema de cores próprio e único de cada equipamento.

Com a universalização da tecnologia digital e da edição eletrônica de documentos e imagens, o intercâmbio de arquivos passou a gerar infinitas combinações de sistemas de cores de dispositivos. O resultado é que a relatividade de sistemas de cores RGB ou CMYK tornou-se um problema muito maior.

A diferença entre as cores de dispositivos afeta diretamente a qualidade dos trabalhos digitais e a produtividade do profissionais envolvidos com o processamento digital de imagens, uma vez que os acertos nas cores são feitos na base da “tentativa e erro”, consumindo tempo e insumos de impressão, muitas vezes sem conseguir atingir a qualidade desejada. Somente com a abordagem estruturada e precisa do gerenciamento de cores, há controle e uniformidade na aparência de cores na produção digital de contéudo.

Nos próximos posts vamos estudar mais o controle da cor e perfil de cor.

A Sellerink presta relevante serviços aos seus clientes sobre controle da cor, na pré-impressão e na impressão offset. Além da Escala Europa CMYK, Sellerink tem produtos adequados a norma 12647-2 sobre perfil e padronização da cor na indústria gráfica, além das Escalas Especiais DIN-USA e HEXACRHOME.

Cada cliente Sellerink tem uma solução personalizada e adequada as suas necessidades.

.

Se você gostou, veja também...

Controle da Cor II on November 16th, 2011

AS TINTAS DE IMPRESSÃO - POST 1 on November 28th, 2011

METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on September 3rd, 2012

FLEXOGRAFIA SELLERINK on May 28th, 2013

Metalgrafia (Post 6) on October 20th, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn