SELLERINK BLOG
25jul/11

METALGRAFIA – CREME DE LEITE EM LATA

Fonte: Abeaço

Creme de leite em lata ganha na consistência e na durabilidade

Prazo de validade do produto em embalagem de aço é de 14 meses, contra apenas 6 meses do creme em caixinha

Um dos mais clássicos alimentos em lata é o creme de leite, insubstituível na cozinha para o preparo de receitas doces e salgadas.

E por que as melhores marcas dão preferência a embalar o produto em latas de aço?

creme-de-leiteUma das principais vantagens é a data de validade. Segundo a Nestlé, uma das maiores fabricantes de creme de leite do mundo, a validade do produto em lata é de 14 meses, contra apenas 6 meses na caixa asséptica. Além disso, a segurança – a lata é inviolável -, a praticidade de empilhamento e a sustentabilidade da latinha, que é 100% reciclável, são características que contribuem para a escolha das empresas envasadoras.

Quem gosta de cozinhar e utiliza o produto em suas receitas já percebeu também que há uma diferença grande entre a cremosidade da iguaria em lata e em caixinha. Segundo Thaís Fagury, engenheira de alimentos e executiva da Associação Brasileira de Embalagens de Aço, a cremosidade está muito atrelada ao processo de envase. “No caso das latas de aço é possível envasar produtos de melhor consistência, mais cremosos, sem a perda de velocidade das linhas de envase. No caso de outras embalagens há perda significativa, pois, quanto mais cremoso ou pastoso, menor a velocidade da linha, o que causa perdas operacionais para o fabricante”, destaca Thaís.

Além disso, quem usa creme de leite em lata consegue separar o soro – parte integrante do produto, mas que o torna mais líquido – do creme, obtendo assim um ingrediente mais consistente. Com o creme de leite de caixinha não é possível fazer esta separação e o consumidor acaba utilizando um creme quase líquido, o que interfere na consistência das receitas.

Dicas:

Você sabe como separar o creme de leite do soro e, assim, obter um produto mais cremoso e consistente, perfeito para receitas doces e salgadas, sobremesas clássicas e como acompanhamento de frutas? É simples:

• Lave a lata com esponja e detergente ou sabão de coco. Isto é aconselhável para não permitir que as sujeirinhas que se acumulam durante a exposição da lata na prateleira do supermercado acabem contaminando o alimento após aberto – e deve ser feito com qualquer embalagem;

• Deixe-a descansar por 30 minutos, pelo menos;

• Vire-a de cabeça para baixo (o soro se acumula sob o creme) e faça dois furos no fundo da lata em lados opostos. Escorra o soro por um deles;

• Abra a lata e utilize o creme de leite drenado;

strogonoff_carne• Que tal fazer o teste do estrogonofe? Prepare sua receita do prato e separe em duas partes. Na finalização, adicione creme de leite em lata drenado em uma parte e creme de leite em caixinha na outra. Veja, prove e sinta a diferença.

..

.

.


Tintas Sellerink para embalagens de aço

A Sellerink tem diversos produtos customizados para Metalgrafias, com secagem convencional e cura ultravioleta.

Produtos certificados por laboratórios de renome, cumprem as mais diversas exigências dos clientes finais, principalmente os fabricantes de alimentos, grandes empresas multinacionais com enorme responsabilidade com alimentação e nutrição.

.

Se você gostou, veja também...

Tintas e Impressos de Segurança on May 31st, 2010

Metalgrafia (post 3) on August 30th, 2010

Tintas e Impressos de Segurança (Post 12) on August 24th, 2010

Eco Friendly Printing (Post 2) on July 11th, 2010

História da Indústria Gráfica (Post 19) on October 25th, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn