SELLERINK BLOG
22mai/11

METALGRAFIA – FRUTAS EM LATA

Fonte: Abeaço

Frutas em lata garantem alimentação diversificada e saudável

Processo de envasamento em aço garante preservação de fibras e vitaminas

frozen_fruits-250x250As frutas acondicionadas em latas de aço são não apenas uma opção prática de sobremesa, mas também ajudam os consumidores a ter uma alimentação saudável, diversificada e rica em fibras. A conclusão é de um estudo realizado pelo Departamento de Ciência Alimentar e Nutrição Humana da Universidade de Illinois (EUA). De acordo com a pesquisa, as frutas enlatadas têm provisões diárias de fibras e vitaminas em quantidades correspondentes às existentes em frutas frescas sendo que, em alguns casos, até ganham.

canned-fruit-lgIsto porque as frutas frescas começam a perder suas vitaminas assim que são partidas. Sem contar que há perda de nutrientes no percurso entre a colheita e a casa do consumidor, pois a fruta será transportada e exposta em feiras ou supermercados para venda. Muitas vezes as frutas permanecem em freezers antes de ser colocadas à venda, fora da estação. Com as comidas enlatadas, é curto o espaço entre a colheita e o processamento, em alguns casos de apenas poucas horas, informa a pesquisa.

Segundo Thaís Fagury, engenheira de alimentos e executiva da Associação Brasileira de Embalagens de Aço, o processo de produção das frutas em lata garante a preservação das vitaminas, fibras e sais minerais. “As frutas podem ser preparados dentro da própria lata ou envasadas a quente. Nos dois casos, não é necessário adicionar qualquer conservante químico, pois há alta concentração de açúcar e a lata é fechada hermeticamente”, ela explica.

Segundo Thaís, apenas as pessoas que estão acima do peso devem ter cuidado com o consumo de frutas em lata, devido à concentração de açúcar. “Para elas, porém, existem as opções light e diet, que já são encontradas com boa variedade no mercado brasileiro”.

Dicas da Abeaço:

MANJAR- As ameixas secas ou em calda enlatadas são riquíssimas em fibras alimentares e ajudam no trânsito intestinal. São ótimas para pessoas com prisão de ventre. Uma porção de 10 unidades de ameixa seca em lata possui 4,2 gramas de fibras, o que significa 17% das necessidades diárias de um adulto (dieta de 2.000 calorias diárias).

- O pêssego em calda é uma boa opção para as crianças levarem como lanche escolar, dentro de um pote do tipo tuperware. Isto porque o pêssego fresco oxida depois de descascado e partido. O pêssego em calda pode ir já picadinho dentro da lancheira.

- Há ótimas opções de saladas de frutas em calda com frutas que não são encontradas em todas as estações, como pêssego, abacaxi, cereja e figo. O consumo do produto é uma forma de diversificar a dieta.

- O abacaxi em calda é uma boa opção para pessoas que têm pouca tolerância à acidez da fruta in natura.

Sobre a ABEAÇO

1736214296A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apóia em iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais, para aproximar os interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções e produtos, no Brasil e no exterior. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Sellerink como fornecedora de tintas gráficas de alta tecnologia para o setor, participa intensamente deste importantíssimo segmento da indústria.

.

Se você gostou, veja também...

Tintas e Impressos de Segurança (Post 11) on August 16th, 2010

EXPOPRINT 2010 - DIA V on June 27th, 2010

MEDIÇÃO DE COR - MÉTODO ESPECTRAL on November 16th, 2011

MAIS SOBRE ALIMENTOS ENLATADOS on March 13th, 2011

SOLUÇÃO DE FONTE (POST 3) on April 5th, 2011

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn