SELLERINK BLOG
16nov/11

Controle da Cor IV

Vamos falar mais um pouco sobre controle da cor.

Já falamos sobre definição da cor, sobre os tipos de iluminantes e suas diferenças. Para frisar, no final das postagens sobre controle da cor, vamos fazer um arquivo unico, em forma de apresentação para ser baixado aqui mesmo pelo blog. Será nosso presente aos nossos leitores.

Observador

olhoeinstrumento

Observador

    O olho humano

conesebastonetes

O olho humano

    Instrumento

Com uso de óptica e eletrônica, equipamentos como um Espectrodensitômetro fazem a função de um olho humano, porém, com a vantagem de "enxergar" exatamente a cor. No instrumento eletrônico, a cor não é uma sensação, como para os humanos e sim, uma leitura exata do comprimento de onda emitido pela luz refletida do objeto.

Espectrodensitômetro X-Rite

Instrumento (óptica e eletrônica)

Por isso e pela vantagem de cada cor ter um "DNA" exclusivo quando lida eletronicamente é que a Sellerink defende cada vez mais o uso destes equipamentos na indústria gráfica.

Nos últimos anos, fizemos várias parcerias com clientes que optaram por implementar o controle de cor, treinando e incorporando equipamentos eletrônicos neste controle.

A CORALIS (www.coralis.com.br) e a X-RITE (representada no Brasil pela Coralis) são parceiros Sellerink nesta empreitada.

Existem algumas etapas que precisam ser cumpridas para se implantar o controle da cor, mas uma vez implantado, os problemas com impressão offset diminuem consideravelmente e a evolução técnica da gráfica e de seus profissionais é notável.

Procure-nos para saber mais sobre as parcerias para implementação do controle da cor com equipamentos X-Rite (densitômetros e espectrodensitômetros).

Nos próximos posts sobre controle da cor, vamos falar mais sobre o funcionamento dos equipamentos eletrônicos de leitura da cor, bem como a codificação das cores  CIELAB  (CIE / Lab (L*a*b).

Objeto

É o elemento que interage com a fonte de luz. No exemplo: A grama.

E assim temos os 3 elementos que "compõem" a cor:

Fonte de Luz, Objeto e Observador

Fonte de Luz, Objeto e Observador

- A fonte de luz

- O observador

- O objeto

.

.

.

E apenas como introdução do que vamos falar sobre controle da cor nos próximos posts, vamos colocar uma imagem que ilustra o CIE/Lab - padronização das cores.

cielab1

Percebam que o assunto continua interessante, agora entrando mais na prática. Não percam os próximos posts sobre controle da cor.

E também não esqueçam: Continuaremos com a História da Indústria Gráfica e na próxima semana o nosso Supervisor Técnico - Marcelo Cruz estará de volta dos USA onde participa da RADTECH 2010 e postará todas as novidades sobre UV e EB (Electron Beam).

Não deixem de se cadastrar para receber os nossos feeds todos os dias.

Obrigado.

Marcos Anghinoni - Diretor de Vendas.

Se você gostou, veja também...

A HELIOGRAFIA DE NIÉPCE on January 30th, 2011

RadTech UV&EB 2010 (Post II) on June 9th, 2010

MAIS SOBRE ALIMENTOS ENLATADOS on March 13th, 2011

Eco Friendly Printing (Post 10) on September 22nd, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post IX) on July 12th, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn