SELLERINK BLOG
3abr/11

FANTASMA QUÍMICO


Fonte: PAG - Portal das Artes Gráficas, Portugal.

Este é o primeiro post da nossa nova série: PREVENINDO PROBLEMAS EM IMPRESSÃO OFFSET.

Icone_RotativaNesta nova série, pretendemos apresentar matérias de bom conteúdo técnico que explorem os problemas mais frequentes em impressão offset e as soluções encontradas para tal.

Este conteúdo faz parte do histórico dos atendimentos técnicos da Sellerink e de literaturas de alto nível do Universo Gráfico.

Acompanhem mais esta interessante série.

Tecnicamente é sabido que o problema de fantasma químico é extremamente complexo, pois são diversas as variáveis que afetam nesta situação. Mais grave é a dificuldade encontrada por todos os profissionais gráficos em prever tal situação devido exatamente à esta complexidade.

O Fantasma Químico é um fenômeno ainda pouco entendido e extremamente imprevisível, o mesmo ocorre durante a fase crítica de secagem das tintas offset (que secam por oxidopolimerização), que neste processo formam gases que se não forem devidamente arejados, se prendem no outro lado do papel, que por sua vez apresenta diferenças de brilho na impressão da frente, principalmente em impressões chapadas em trabalhos de alta qualidade e papéis revestidos, principalmente em cores metálicas.

ghost-bustersVários fatores, que podem estar combinados ou sós, favorecem a ocorrência do fenômeno, entre eles pode-se ressaltar: Altura da pilha de papel na saída, uso de aditivos à tinta (ex.: secante, diluente, pasta), quantidade de tinta (filme aplicado), força das tintas, tipo de tinta, seqüência de impressão, alimentação de água, dosagem da solução de fonte, dosagem de álcool, qualidade da solução e álcool, pH da solução e/ou papel, absorção do papel, lisura do papel, conteúdo de umidade do papel, temperatura ambiente e umidade relativa , temperatura da pilha de papel na saída e etc.

Temos então que executar o máximo de controles possíveis em um processo gráfico, afim de eliminar possíveis situações que venham ocorrer após impressão, causando prejuízo e desgaste com o cliente final.

Conte com a Sellerink no momento de fazer o seu planejamento técnico. Consulte-nos quando surgir alguma dúvida.

.

Se você gostou, veja também...

AS NOVAS CÉDULAS DO REAL (SEGUNDA FAMÍLIA) on March 28th, 2011

Metalgrafia (Post 4) on September 20th, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post VIII) on July 5th, 2010

SOLUÇÃO DE FONTE - BALANÇO ÁGUA-TINTA on February 26th, 2013

Tintas e Impressos de Segurança (Post 15) on October 19th, 2010

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Prezado Marcos,
    Sujiro o lançamento de um livro com todas essas histórias do nosso maravilhoso mundo gráfico.


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn