SELLERINK BLOG
13mar/11

MAIS SOBRE ALIMENTOS ENLATADOS

.
Fonte: Abeaço

.

Carne fatiada na lata é 50% menos calórica que a caseira

Alimento tradicional no cardápio do consumidor brasileiro, a carne, além de saborosa, é um ingrediente muito utilizado na culinária e está presente na maioria dos pratos. O que muitos não sabem é que sua versão enlatada possui menos calorias. Enquanto a carne fatiada caseira apresenta em média 221 calorias, a mesma quantidade na lata possui apenas 111.

cans_canned_food_266921_lA carne fatiada em lata é fonte de proteína assim como a in natura. Uma porção de 100g é capaz de suprir cerca de 40% das necessidades diárias, enquanto a carne moída em lata supre 20%. Por ser rica em proteínas, a carne apresenta substâncias essenciais que agem diretamente no crescimento e na reparação dos músculos, ossos e pele, além de ser fonte de energia - ideal para quem pratica atividade física, mas não abre mão de uma alimentação saudável.

Para preparar a carne em casa, por exemplo, é utilizado óleo para fritar alguns conteúdos e temperos. Para a preparação na lata, a carne e os ingredientes são colocados crus dentro dela. Depois de ser hermeticamente fechada, ela é levada a fornos em alta temperatura, e o processo de cozimento acontece como em uma panela de pressão. Dessa forma, os nutrientes permanecem na lata e não são dissipados no ambiente.

E mais: para quem não come carne bovina, também estão disponíveis no mercado versões enlatadas de carne vegetal de soja, que além de ser rica em proteína, conta com alto teor de fibras – agentes capazes de prevenir doenças, regularizar o intestino e auxiliar no emagrecimento.

Ameixa enlatada tem 200% mais fibras que a versão in natura

Conhecida por ser abastecida de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, a ameixa seca guarda mais uma novidade: a sua versão em lata possui 200% mais fibras que a in natura. Isso porque a fruta em lata sofre processo de desidratação reduzindo os níveis de umidade/ água.

Segundo dados da UNICAMP (tabela nutricional), enquanto a ameixa in natura apresenta 2,4g fibras/100g a versão em lata possui 7,2g fibras/100g. Além disso, na lata é possível conservar ainda mais a vitamina C (que se degrada com a presença da luz).

MANJARPara a engenheira de alimentos Thais Fagury, a ameixa é bastante importante em uma alimentação saudável, já que é rica em fibras, vitaminas e potássio. “As fibras colaboram muito na manutenção do ritmo intestinal, evitando assim a famosa prisão de ventre. Como a versão da ameixa em lata é abastecida de fibras, ela tem maior poder de agir como laxante, garantindo assim o bom funcionamento do aparelho intestinal”, finaliza Thais.

Outra curiosidade é que, ao contrário do que muitos pensam, a ameixa seca enlatada não necessita de aditivos e conservantes químicos, pois o procedimento para produção de um alimento enlatado é totalmente natural e esterilizado, mantendo-o intacto até o consumo. Existem também as versões sem açúcar que ainda podem ser aliadas da dieta, pois são pobres em calorias.

Se você gostou, veja também...

Tintas e Impressos de Segurança (Post 12) on August 24th, 2010

AS NOVAS CÉDULAS DO REAL (SEGUNDA FAMÍLIA) on March 28th, 2011

A História da Indústria Gráfica (Post VII) on June 15th, 2010

TINTAS DE SEGURANÇA on December 12th, 2012

Controle da Cor VII on November 16th, 2011

Comentários (1) Trackbacks (0)

Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn