A HISTÓRIA DA INDÚSTRIA GRÁFICA (POST 23) « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
9fev/11

A HISTÓRIA DA INDÚSTRIA GRÁFICA (POST 23)

.

Voltamos com a série História da Indústria Gráfica. Para relembrar, nosso último post da série foi sobre a HELIOGRAFIA DE NIÉPCE, mais um dos nossos posts especiais. Antes deste, em 17 de Janeiro p.p., estávamos em 1974/1975 e contamos um pouco da história da Fotocomposição.

Continuando...

1975

ALTAIR 8800

altair8800MITS Altair 8800 é um microcomputador projetado em 1975 com processador Intel 8080 e vendido por uma revista popular americana, a Popular Eletronics. O sucesso do Altair foi muito maior que o esperado e o equipamento marcou o início da era dos computadores pessoais. Para se ter uma idéia da importância do Altair 8800, a primeira linguagem de programação para a máquina foi o BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.

REVISTA DO HOMEM

Primeira edição de Playboy no Brasil, como Revista do Homem

Primeira edição de Playboy no Brasil, como Revista do Homem

A primeira versão Brasileira da Playboy, revista de entretenimento voltada ao público masculino, fundada em 1953 por Hugh Hefner, chamava-se Revista do Homem, pois a censura da época vetou o título original.

Editada pela Editora Abril, a Revista do Homem trouxe em sua primeira capa a modelo Livia Mund, em agosto de 1.975. Apenas em 1978 a revista pode estampar seu verdadeiro título nas capas e nas bancas. Desde então a Playboy tornou-se uma das revistas de maior vendagem no mercado brasileiro.

.
.
.
.

.


.

1976

APPLE I

Um dos primeiros computadores pessoais da história e o primeiro produto da Apple. Foi construído a mão por Steve Wozniak, amigo e sócio de Steve Jobs.

O Apple I foi demonstrado pela primeira vez em abril de 1976 no Homebrow Computer Club em Palo Alto, Califórnia, pelo próprio Steve Jobs.

Apple I

Apple I

Cerca de 200 unidades do Apple I foram vendidas, ao preço de US$-666,66-. Sua produção foi encerrada em Setembro de 1977, com a introdução do Apple II. O Apple I tinha memória de 4 kb, expansível até 48 kb.

Hoje o Apple I  é item de colecionador e são conhecidos cerca de 30 peças. Em novembro de 2010, o Apple I com número de sério 82 foi vendido na casa de leilões Christie em Londres por US$-178.000,00-.

.

1977

CENTRAL DE OUTDOOR

Tudo começou no início dos anos 70, quando a televisão iniciou um rápido e eficiente processo de profissionalização, valorizando-se cada vez mais como meio de comunicação e como mídia.

Esta postura profissional da televisão praticamente sacudiu os demais meios publicitários, que se viram na obrigação de se organizarem em associações, para garantirem suas próprias sobrevivências. Paralelamente, os próprios segmentos publicitários passaram a se associar, visando um maior desenvolvimento da atividade como um todo.

outdoorNa época, o outdoor se encontrava em profunda crise. Somente na cidade de São Paulo, contavam-se nada menos que 12.000 tabuletas. Grande parte delas sem manutenção, com molduras mal conservadas (quando havia molduras ), folhas descolando e diversos outros sinais de deterioração.

Em meio a todo este quadro de desorganização, o outdoor, em meados da década de 70, viu despencar a sua participação percentual no bolo das verbas publicitárias. No início desta mesma década, mais de 6% do investimento em propaganda eram destinados ao outdoor. Já em 1976, esse número chegaria ao fundo do poço : 0,8%.

Vários fatores levaram a organização dos empresários de outdoor na época, e assim no dia 31 de agosto de 1977, na sede da Local Publicidade, em São Paulo, foi oficialmente constituída a Central de Outdoor, formada pelas seguintes empresas: Alvo Exibidora de Cartazes e Painéis Ltda., Colagem Propaganda S/C, Época S/A Empresa de Publicidade, Espaço Propaganda Ltda., Exibição Propaganda Ltda. S/C., L&C Cartazes Murais Ltda., Local Publicidade Ltda., Pintex Organização de Publicidade, Publicidade Karvas Ltda., Publicidade Klimes São Paulo Ltda., e Publix Ltda.

Não há dúvida da importância do outdoor como meio de comunicação e parte integrante da história da indústria gráfica no Brasil.

.

Se você gostou, veja também...

Controle da Cor (Post 16) on November 16th, 2011

Tintas e Impressos de Segurança (Post VI) on July 6th, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post 14) on August 22nd, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post 11) on July 22nd, 2010

Controle da Cor IV on November 16th, 2011

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn