SELLERINK BLOG
3fev/11

FLORESTAS PLANTADAS

.

eco-friendly_printer (1)

100% da produção de celulose e papel no Brasil vem de florestas plantadas

Fonte: Bracelpa

No Brasil, 100% da produção de celulose e papel tem como origem florestas plantadas de eucalipto e pinus. Nessas florestas, as árvores são cultivadas em áreas específicas, com insumos de alta qualidade, e, depois, colhidas para uso industrial. Em seguida, nova floresta é plantada perpetuando o ciclo plantio/colheita.

floresta_eucaliptoAs florestas plantadas são cultivadas atendendo a planos de manejo sustentável que têm como objetivo reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades vizinhas. Com base em tecnologias avançadas de gestão e controle, as empresas de celulose e papel visam a alcançar práticas de excelência em sustentabilidade na área ambiental.

A utilização de florestas plantadas para fins industriais é muito importante para a conservação do meio ambiente, pois as árvores produzem a matéria-prima que supre a necessidade da população por papel, madeira, lenha, carvão para uso energético e outros produtos de largo consumo, sem esgotar os recursos naturais.

As florestas plantadas são resultado de uma história de aprendizado recente. Florestas comerciais existem no Brasil há aproximadamente um século, mas a ciência que garante o seu uso sustentável foi introduzida no País há 50 anos, quando os cursos superiores começaram a formar profissionais especializados.

Hoje, além do manejo, os investimentos em pesquisa estão direcionados para o melhoramento genético das espécies, com o objetivo de aumentar a produtividade das florestas plantadas e, assim, otimizar o uso das áreas de plantio. Os clones obtidos pelo cruzamento entre diferentes espécies geram árvores mais resistentes a pragas e a doenças, com maior taxa de crescimento e capacidade de produzir mais celulose.

Graças aos avanços no manejo florestal, a indústria brasileira de celulose e papel tornou-se mundialmente competitiva, colocando o Brasil entre os principais produtores.

O setor florestal brasileiro é um dos mais desenvolvidos e competitivos do mundo. O País detém uma parcela significativa dos plantios globais: 6,3 milhões de hectares, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF). Cerca de um terço dessa área – 2,2 milhões de hectares – corresponde às florestas para celulose e papel, incluindo 425 mil hectares em mais de 27,6 mil propriedades de produtores independentes – muitos deles integrantes de programas de parcerias florestais – que abastecem o setor.

12401581020100O aumento dos plantios florestais no planeta sinaliza a sua capacidade de proporcionar benefícios. São serviços ambientais vitais, como a conservação da biodiversidade, a proteção da água e o equilíbrio do clima, pois elas absorvem grandes quantidades de CO2 da atmosfera e, assim, contribuem para a mitigação dos efeitos do aquecimento global.

As florestas plantadas também colaboram para recuperar áreas degradadas e desertificadas e para manter a fertilidade dos solos. No campo social, geram empregos, ajudam a reduzir a pobreza e incluem os pequenos produtores na cadeia da economia.

Em breve divulgaremos estatísticas atualizadas sobre o plantio de florestas destinadas a transformação de celulose e papel no Brasil.


Se você gostou, veja também...

História da Indústria Gráfica (Post 20) on January 5th, 2011

Tintas e Impressos de Segurança on May 31st, 2010

Harmonia das Cores on September 7th, 2010

IX CONVENÇÃO ANUAL SELLERINK on December 15th, 2010

Tintas e Impressos de Segurança (Post 14) on September 30th, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn