SELLERINK BLOG
16jan/11

Tinta Offset Ecofriendly – Básica

.
Fonte consultada: American Printer - USA

eco-friendly_printer (1)

Selo SOYINK Sellerink

Selo SOYINK Sellerink

Encontrar maneiras acessíveis para oferecer produtos e serviços ambientalmente amigáveis pode parecer complicado, no decurso da nossa atividade regular.

É importante perceber que nem todos os elementos de um negócio tem que ser amigo da natureza para atingir a reputação de sustentabilidade.

No caso da indústria gráfica, à princípio, combinar o uso de tintas eco eficientes com tintas tradicionais, já pode ajudar a reduzir a emissão de VOC (Composto Carbônico Volátil), sem exigir uma grande reformulação na estrutura de produção e insumos.

Indústrias gráficas interessadas em incorporar práticas sustentáveis na sala de imprensão têm aqui na Sellerink uma série de boas opções quando se trata de tinta offset. Aqui estão duas:

TINTAS CONVENCIONAIS SOYINK

Óleo vegetal - SOJA

Óleo vegetal - SOJA

Tintas à base de óleo de soja - SELLERINK SOYINK, fabricada de acordo com as normas instituídas pela ASA - AMERICAN SOYBEAN ASSOCIATION, substitui os óleos e compostos minerais da tinta tradicional pelo óleo de soja. Tintas fabricadas com base vegetal reduzem significativamente a quantidade de VOC (Composto Carbônico Volátil) liberados no ar durante a impressão.

Tinta de soja, como já é chamada a famíllia de produtos SOYINK da Sellerink, é naturalmente VOC FREE e seu uso reduz as emissões que causam a poluição do ar.

As sobras de tinta soja que ficam nas embalagens não são consideradas perigosas do ponto de vista ambiental e são muito mais facilmente tratadas no momento da reciclagem, o que pode traduzir economia no momento do descarte correto do resíduo industrial. Usar tintas de soja também é útil quando se trata de reciclagem de papel, porque o processo de destintamento é mais fácil e resulta em menos danos à fibra de papel reciclado. Os resíduos de tinta de soja que são produzidos a partir do processo de destintamento não são ambientalmente perigosos.

TINTAS COM CURA ULTRAVIOLETA - UV SOYINK

Sellerink: Expertise em tintas UV e agora UV Soyink

Sellerink: Expertise em tintas UV e agora UV Soyink

Tinta UV é um epóxi-acrílico formado por duas partes, basicamente falando. A primeira parte é a própria tinta, com todas as propriedades que conferem a impressão e com os receptores que são ativados pela segunda parte: a luz UV.

As tintas UV não contêm solventes e, portanto, não emitem compostos carbônicos voláteis (VOC) importantes, justamente porque não há cura (secagem) até exposição à luz ultravioleta. Tintas UV podem ser deixadas no tinteiro com a máquina parada, por exemplo durante a noite, sem que sequem no tinteiro ou na rolaria, o que reduz significativamente o tempo de limpeza e quantidade de tinta desperdiçados.

Benefícios adicionais de tintas UV incluem a alta velocidade de impressão, alta qualidade e excelente resistência mecânica do filme de tinta, além é claro, do instantâneo processo de cura.

Sellerink tradicionalmente customiza seus produtos as necessidades de seus clientes. Com as tintas base soja acontece o mesmo. Tanto é que, a Sellerink já coloca a disposição dos seus clientes as tintas com cura UV e com base soja. Ou seja, a primeira parte da tinta UV como explicado acima, além de todos os benefícios por já ser UV ainda assim é formulada com uma parcela adequada de compostos vegetais (soja) em substituição aos compostos minerais (petróleo), conferindo assim a tinta UV o conceito de produto com fontes de matérias primas renováveis.

Selo AMERICAN SOYBEAN ASSOCIATION SELLERINK

Selo AMERICAN SOYBEAN ASSOCIATION SELLERINK

A ASA-AMERICAN SOYBEAN ASSOCIATION certifica as tintas base soja da Sellerink que repassa aos seus clientes um selo comprovante da tecnologia vegetal base soja, que pode ser usado na divulgação de ECO FRIENDLY PRINTING.

Se você gostou, veja também...

Metalgrafia (Post 7) on November 7th, 2010

Eco Friendly Printing (Post 4) on July 27th, 2010

MEDIÇÃO DE COR - MÉTODO ESPECTRAL on November 16th, 2011

A História da Indústria Gráfica (Post VII) on June 15th, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post 17) on October 6th, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn