A verdade sobre o alimento enlatado ! « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
17nov/11

A verdade sobre o alimento enlatado !

Fonte: Abeaço


Mitos e verdades: alimento enlatado causa botulismo?

latas_de_aco_mitos_e_verdades_1Mesmo com um processo eficiente e de alta tecnologia, ainda existem alguns mitos sobre alimentos enlatados serem prejudiciais à saúde, principalmente no que se refere à bactérias como a causadora do botulismo.

Todo cuidado com o envase e o acompanhamento dos alimentos enlatados na linha de produção faz com que as principais vantagens desses alimentos em relação às outras embalagens sejam apresentar um tempo de validade acima da média normal, redução do custo com embalagem secundárias, como caixas; e melhor proteção para o produto final. A lata de aço permite um processamento térmico em maiores temperaturas, assegura alto vácuo, tem elevada resistência mecânica, é inviolável e não necessita de adição de nenhum conservante químico. Portanto, ela mantém os alimentos por longos períodos sem alterar suas características.

O processo

O alimento é colhido na fazenda e depois é armazenado. Na armazenagem, o alimento é selecionado, lavado, descascado e cortado. Depois, passa pela auto-clave onde é cozido e resfriado dentro da lata. Após ser embalada, a lata é destinada para a distribuição.

Da distribuição é direcionada para os supermercados. Dos supermercados, por fim, vai para a mesa do consumidor.

Então, essa questão do botulismo causado por alimentos enlatados é um mito completamente infundado, pois conforme profissionais do setor, o envase na lata precisa seguir todas as normas de higiene e saúde alimentar.

sardinhaAlém disso, informações do Ministério da Saúde confirmam que os enlatados são as opções que menos causam problemas alimentares. Entre 1999 e 2009 foram registrados 152 casos suspeitos de botulismo no País, dos quais 60 foram confirmados, sendo 58 deles de botulismo alimentar.

Os alimentos mais envolvidos são as conservas vegetais artesanais, os produtos cárneos cozidos, os curados e os defumados de forma artesanal, queijos e pastas de queijos. Dos casos de botulismo alimentar confirmados, apenas um terço está relacionado às conservas industrializadas, sendo 65% deles causados por conservas caseiras ou produtos de padarias e restaurantes. É importante ressaltar que as conservas artesanais nunca são embaladas em lata de aço, pois o aço requer processo industrial sofisticado.

Mas todos sabem que o consumo de produtos fora do prazo de validade não é recomendável. Em produtos vencidos podem ocorrer perdas ou alterações de sabor do produto e reações químicas indesejáveis, que podem trazer algum dano à saúde do consumidor. Por isso, as empresas buscam armazenar e estocar os alimentos enlatados em locais secos, frescos e arejados.

As latas de aço vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de alimentos por iniciativas para assegurar características próprias para consumo, pela qualidade, segurança, imagem em prateleira e isolamento.

Hoje, o envase dos alimentos em lata garante a naturalidade e resistência, sendo fonte de saúde.

Se você gostou, veja também...

FLORESTAS PLANTADAS on February 3rd, 2011

A História da Indústria Gráfica (Post 16) on September 21st, 2010

Tintas e Impressos de Segurança (Post 11) on August 16th, 2010

Eco Friendly Printing (Post 2) on July 11th, 2010

Eco Friendly Printing (Post 8) on August 31st, 2010

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn