SELLERINK BLOG
5jan/11

História da Indústria Gráfica (Post 20)

Retomando as matérias das nossas séries, vamos recomeçar com a História da Indústria Gráfica. Para relembrar, nosso último post da série foi publicado em 25 de Outubro e falamos sobre a Litografia e o seu inventor, Aloysius Senefelder, importante personalidade da história da indústria gráfica.

No dia 21 de Outubro publicamos a última atualização da cronologia, de 1968 a 1969, cujos fatos relevantes foram a criação da Revista Veja e do Jornal O Pasquim.

Então, continuando com a nossa História...

1970

Microprocessador em um único chip

A Intel Corporation apresenta o primeiro microprocessador em um chip simples (Unidade Central de Processamento), o Intel 4004.

Intel 4004 Primeiro Microprocessador (chip)

Intel 4004 Primeiro Microprocessador (chip)

O projeto Intel 4004 começou em abril de 1970, quando Federico Faggin, um físico nascido na Itália, se juntou a Intel como líder de projeto. Faggin foi o primeiro projetista de chips que obteve sucesso integrando uma CPU em um único chip (o Intel 4004, o primeiro microprocessador do mundo), em 1970-1971. A Intel contratou o Faggin da Fairchild onde ele tinha desenvolvido a original tecnologia de porta de silício (silicon gate technology: SGT) com portas auto-alinhadas (self-aligned gates) em 1968 e também tinha criado o primeiro circuito integrado comercial do mundo usando a tecnologia de porta de silício: o Fairchild 3708. Na Intel, Federico Faggin criou uma nova metodologia de projeto em porta de silício que ainda não existia e contribuiu em muitas outras invenções indispensáveis para a criação do primeiro microprocessador em um único chip. Assim, a Intel é tida como a empresa criadora do primeiro microprocessador em um único chip e a invenção é creditada a Federico Faggin.

TV em Cores

20080228_tvsflatdicascompra_f_003A Copa do Mundo de 1970, no México, chegou em cores ao Brasil, em transmissão experimental para as estações da Embratel, que retransmitia para os raros possuidores de televisão colorida no Brasil. A Embratel reuniu convidados na sua sede no Rio de Janeiro, em São Paulo (no Edifício Itália) e em Brasília. O sinal, recebido em NTSC (padrão americano), era convertido para PAL-M e captado por aparelhos de TV instalados nas três cidades. Poucos puderam assistir aos jogos em cores.

Em 1972, com a regulamentação do sistema PAL-M no Brasil, ocorreu oficialmente a primeira transmissão em cores no Brasil, a partir de Caxias do Sul, RS, por ocasião da Festa da Uva, em 19 de fevereiro. Em 31 de março do mesmo ano, inaugura-se oficialmente a televisão em cores no Brasil.

.

1972

A lendária GTO

A lendária GTO

Na Drupa, a Heidelberg lança a lendária Printmaster GTO

Lançada no mercado na Drupa de 1972, a GTO já ultrapassa a marca de 95.000 unidades vendidas em todo mundo. Na época do seu lançamento, tinha uma única unidade de impressão (uma cor), com 32 x 46 cm de prensa. Hoje, o formato 36 x 52 cm, introduzido pela primeira vez em 1980, leva o nome de "formato GTO".

.

Primeiro computador Brasileiro

05/Abril - Criado a Capre - Comissão de Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico, órgão governamental cujo objetivo inicial era promover o uso mais eficiente dos computadores na administração pública e traçar uma política tecnológica para a área de informática.

"Patinho Feio", primeiro computador construído no Brasil

"Patinho Feio", primeiro computador construído no Brasil

Julho - Construído o "Patinho Feio" no Laboratório de Sistemas Digitais - LSD da Escola Politécnica da USP, foi concebido como um trabalho de fim de curso. O "Patinho Feio" é tido como o primeiro computador, documentado e com estrutura de computação clássica, desenvolvido no Brasil. Tinha um metro de comprimento, um metro de altura, 80 centímetros de largura, pesava mais de 100 quilos e possuía 450 pastilhas de circuitos integrados, formando 3 mil blocos lógicos distribuídos em 45 placas de circuito impresso. A memória podia armazenar 4.096 palavras de 8 bits, ou seja, 4K. O Patinho feio se tornou um marco inicial porque gerou massa crítica para a consolidação da indústria de informática no Brasil.

.

Continuem acompanhando a História da Indústria Gráfica. Nos próximos posts vamos publicar outras matérias especiais com os mais importantes personagens e fatos da nossa rica história.

Ciclo de Palestras Técnicas Sellerink 2011
Ciclo de Palestras Técnicas Sellerink 2011

Fiquem a vontade para postar comentários, sugestões ou perguntas.

Dentro de mais alguns dias vamos liberar um formulário de inscrição no nosso site para as palestras do CICLO 2011. Neste formulário vocês poderão escolher os temas das palestras e ainda formular perguntas técnicas para serem discutidas no final de cada apresentação.

Fiquem atentos pois as inscrições são limitadas.

.

Se você gostou, veja também...

A verdade sobre o alimento enlatado ! on November 17th, 2011

Tintas e Impressos de Segurança (Post 15) on October 19th, 2010

Tintas e Impressos de Segurança (Post VII) on July 13th, 2010

Eco Friendly Printing (Post 5) on August 2nd, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post 21) on January 17th, 2011

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn