IX CONVENÇÃO ANUAL SELLERINK « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
15dez/10

IX CONVENÇÃO ANUAL SELLERINK

Caros leitores,

Ficamos algumas semanas sem atualizar nossas matérias, mas foi por uma boa causa. Trabalhamos na IX Convenção Anual da Sellerink.

Como fazemos em toda Convenção, esta também teve um roteiro pré-estabelecido, que tem o principal intuito de agregar bons cases ao conhecimento do nosso pessoal.

Sempre apresentamos um tema central, um personagem e um símbolo da Convenção.

Vamos detalhar um pouco mais...

TEMA DA CONVENÇÃO SELLERINK 2010

E se fosse um de nós?

nazismo (91)Há 65 anos se encerrava a pior experiência humana de todos os tempos. A II Guerra Mundial.

Em Setembro de 1.939 a Polônia foi invadida por tropas nazistas e a subsequente declaração de guerra à Alemanha pela França e a maioria dos países do Império Britânico, deflagrou o maior conflito mundial da história da humanidade.

Após seis anos e cerca de 60 milhões de mortos, marcada por fatos degradantes, principalmente o Holocausto e a bomba atômica, a Segunda Guerra Mundial terminou em Setembro de 1.945.

E se fosse um de nós? Os bons, os maus, as vítimas. Enfim, a lição que tiramos deste triste episódio e o que podemos usar como fonte de referência nos nossos dias atuais, seja pessoal ou profissionalmente.

.

PERSONAGEM DA CONVENÇÃO SELLERINK 2010

Irena Sendler

irena-sendler1-226x300Quando Hitler construiu o Gueto de Varsóvia, na Polônia ocupada, em 1940 e levou para trás de seus muros mais de 400.000 judeus e outros perseguidos, muitos nobres poloneses viraram as costas para a questão. Irena Sendler não.

Durante a ocupação alemã da Polônia, Irena Sendler viveu em Varsóvia, enquanto trabalhava no serviço de bem estar social da cidade.

Em Dezembro de 1942 foi criado o Zegota, um centro de resistência à ocupação nazista e ajuda aos judeus presos no Gueto de Varsóvia, principalmente as crianças.

Irena Sendler era a chefe do centro. Nesta condição conseguiu tirar do Gueto e salvar da morte certa mais de 2.500 crianças judias. As crianças foram adotadas por famílias Polonesas ou em orfanatos e conventos, a salvo da fúria nazista.

Em 1.943 Irena foi descoberta pela Gestapo e severamente torturada. Foi condenada a morte, mas conseguiu escapar graças a ação dos membros do Zegota.

Viveu o restante da Guerra com documentos e identificação falsos e continuou salvando as crianças do Gueto.

No final da Guerra, Irena tinha o registro de todas as crianças que salvou. A grande maioria não reencontrou suas famílias judias, pois foram mortas nos campos de concentração.

Apesar de ser uma heroina, Irena Sendler jamais bradou seus feitos. Sua frase mais conhecida é:

"Poderia ter feito mais. Este lamento me acompanhará até o dia da minha morte."

Irena morreu no dia das mães de 2008, aos 98 anos, em um asilo de Varsóvia.

SÍMBOLO DA CONVENÇÃO SELLERINK 2010

Liberdade

Freedom__by_andrisanteodoraO filósofo francês Jean-Paul Sartre defende que o homem é livre e responsável por tudo que está a sua volta. Somos inteiramente responsáveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Em Sartre, temos a ideia de liberdade como uma pena, por assim dizer. “ O Homem está condenado a ser livre “. Para Sartre nossas escolhas são direcionadas por aquilo que aparenta ser o bem. Em outras palavras, para Sartre, o homem é um ser que “projeta tornar-se Deus”.

O principal em Sartre é o fato de negar por completo o determinismo. Não é Deus, nem a natureza tampouco a sociedade que nos define. Somos o que queremos ser e sempre podemos mudar o que somos.

E você, o que pensa?

.

Assim norteamos os assuntos da nossa Convenção. Se você se interessou e quiser saber mais, solicite os slides das apresentações.

Se você gostou, veja também...

A História da Indústria Gráfica (Post III) on May 26th, 2010

METALGRAFIA on March 27th, 2012

O Nome das Cores on July 29th, 2010

Metalgrafia (Post 6) on October 20th, 2010

Harmonia das Cores (Post 3) on September 19th, 2010

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn