SELLERINK BLOG
7nov/10

Metalgrafia (Post 7)

Sustentável, lata de aço é sinônimo de ecoeficiência

Fonte: Abeaço

Pesquisas internacionais apontam embalagem como a mais econômica em termos de produção e a que menos impacta o meio ambiente

9964005O caráter sustentável da lata de aço deixou há muito tempo de ser apenas uma possibilidade. Não existe mais dúvida sobre sua posição na escala de preservação do meio ambiente e manutenção da saúde do consumidor na comparação com outras embalagens, como pet, plástico ou alumínio. Pesquisas revelam que o aço inspira confiança em fabricantes de alimentos, consumidores e ambientalistas.

O jornal The New York Times publicou recentemente pesquisa realizada pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA que serve como alerta para consumidores que não se preocupam com os materiais que embalam o que levam para casa. De acordo com o estudo, a substância bisfenol-A, ou BPA, utilizada na fabricação de plástico duro e transparente (policarbonato), pode contaminar líquidos e alimentos envasados neste tipo de embalagem. A pesquisa apontou níveis detectáveis de BPA em 93% das amostras de urina coletadas de mais de 2500 adultos e crianças maiores de seis anos.

Sem precisar de produtos químicos para manter a qualidade dos produtos, a lata de aço é definitivamente a embalagem mais segura para garantir inalteradas as propriedades dos alimentos. Por manter o produto sem contato algum com o ambiente externo, o aço fotolatasfilaimpede que fatores como a entrada de luz interfiram na qualidade da comida enlatada. Mais: além da proteção oferecida ao consumidor, a lata de aço não agride o meio ambiente – em apenas cinco anos a embalagem volta ao seu estado natural de óxido de ferro, sem contaminar o solo. Já as embalagens plásticas afetam não apenas a saúde do consumidor; o processo de degradação das garrafas pet dura cerca de 100 anos. Se desperdiçadas no meio ambiente, infestam rios, lagos e aterros por mais de um século.

Pesquisas internacionais apontam embalagem como a mais econômica em termos de produção e a que menos impacta o meio ambiente

untitledEssas e outras evidências sobre a superioridade do aço já são mais do que conhecidas pela indústria. Levantamento elaborado pela TNO Built Environment and Geosciences e divulgado pela Association of European Producers of Steel for Packaging (Apeal) informa que companhias internacionais do setor de embalagem reconhecem no aço uma das mais confiáveis e eficientes opções de recipientes. Segundo o estudo, realizado na Holanda, a proporção da taxa de falhas apresentadas pelos dispositivos de fechamento das embalagens de aço é de um em um milhão.

Melhor para o consumidor e o meio ambiente, o aço também permite maior produtividade para a indústria. A análise registra que, em termos de velocidade de preenchimento, a latinha ocupa o primeiro lugar. Se for tomado como parâmetro uma lata de sopa de 400 ml, de acordo com a maioria das embalagens produzidas na Europa, em um minuto pode-se preencher 500 latas de aço. No mesmo período, é possível encher 300 embalagens de vidro e de 30 a 400 unidades de plástico rígido.

O objetivo do TNO Report foi comparar o desempenho sustentável de uma série de recipientes. O levantamento levou em consideração o ponto de vista do consumidor e não apenas aspectos econômicos e ambientais, mas também a qualidade dos alimentos, revelada no conteúdo nutricional.

Se você gostou, veja também...

Eco Friendly Printing on June 6th, 2011

Tintas e Impressos de Segurança (Post 12) on August 24th, 2010

SECAGEM DAS TINTAS OFFSET on May 15th, 2011

Controle da Cor (Post 11) on November 16th, 2011

Tintas e Impressos de Segurança (Post III) on June 8th, 2010

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Ótima matéria, bem escrita e objetiva e por este motivo fico bem à vontade para perguntar sobre equipamentos, máquinas em geral para montar uma empresa de enlatados, os senhores teriam alguma sugestão?
    Sds.
    Guilherme Simas

    • Sr. Guilherme,
      Bom dia!

      Obrigado por acompanhar o blog Sellerink.
      Sugerimos um contato com a Abeaço – Associção Brasileira dos fabricantes de Embalagens de Aço
      Alameda Vicente Pinzon, 144 – cj. 41 – Vila Olímpia
      CEP 04547-130 – São Paulo – SP
      Tel.: (55 11) 3842-9512
      Fax: (55 11) 3849-0392

      Obrigado.


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn