SELLERINK BLOG
16nov/11

Controle da Cor (Post 16)

Um pouco mais sobre: Luz e Cor

Você tem uma cor favorita? A maioria das pessoas tem, mas no entanto, para muitas pessoas, ela muda de tempos em tempos.

rainbow-eye-2Olhe ao seu redor. Quais as cores que você vê? O que torna possível para os nossos olhos ver a luz e desfrutar de cores diferentes? Com toda certeza a cor acrescenta beleza a qualquer coisa do nosso mundo. Os cientistas têm feito estudos que mostram que certas cores estimulam o cérebro de maneiras diferentes. É engraçado pensar que algumas cores são calmantes, enquanto outras são energizantes. Cor e luz são elementos necessários em nosso mundo e fazem grandes diferenças visuais em nossas vidas.

Ao tentar compreender a luz e a cor, é preciso primeiro entender que a luz viaja na forma de uma onda. Estas ondas consistem em pontos altos e baixos. O valor da distância entre esses pontos é chamado de comprimento de onda.

Spectro Visível

Spectro Visível

Comprimento de onda curta tem uma quantidade elevada de energia. Comprimento de onda longa tem uma baixa quantidade de energia. Um bom exemplo de comprimentos de onda colorido é o arco-íris. O sol emite sua radiação que os nossos olhos interpretam como as cores que vemos. Há sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Estas cores são conhecidas como espectro visível.

As partículas de energia chamadas fótons se movem como ondas. As cores são estabelecidas com base na luz natural ou luz do sol.

Estas cores são vários tipos de luz, que são reconhecidos pelo seu comprimento de onda particular. Tanto acima como abaixo do espectro visível, existem outras ondas.

Essas outras ondas são conhecidas como microondas, infravermelho e rádio. Eles estão abaixo da extremidade vermelha do espectro. Acima da extremidade violeta do espectro, estão, as ondas ultravioleta e raios-x.

Detalhes do spectro invisível

Detalhes do spectro invisível

As ondas que existem acima e abaixo do espectro não podem ser vistas a olho nu, por isso são conhecidos como o espectro invisível. O espectro eletromagnético é formado por ambos os espectros visível e invisível.

São possíveis três acontecimentos a uma onda de luz. Essa onda pode ser refletida, transmitida ou absorvida em função do objeto iluminado.

  • Objetos pretos absorvem a luz,
  • Objetos sólidos e transparentes refletem a luz ou podem transmitir a luz através deles.

A cor dos objetos é dependente do tipo de luz que é enviada para os nossos olhos. Em um quarto escuro total, somos incapazes de detectar qualquer cor. Os olhos humanos só são capazes de reagir a certos comprimentos de onda e cores certas. Nem todo mundo vê cores ou tonalidades de cores iguais. Na verdade, não há duas pessoas que identifiquem as cores exatamente iguais. O olho humano contém receptores de  luz e cor sensíveis e particulares a cada ser.

Por isso mesmo, nosso próximo post em CONTROLE DA COR será sobre SPECTRODENSITOMETRIA - ou a forma científica de numerarmos as cores usando um equipamento específico.

Não percam!

.

Se você gostou, veja também...

A História da Indústria Gráfica (Post 16) on September 21st, 2010

A História da Indústria Gráfica on May 23rd, 2010

A verdade sobre o alimento enlatado ! on November 17th, 2011

PROGRAMA DE APOIO A PRODUÇÃO VERDE on February 23rd, 2011

METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on May 11th, 2011

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Olá, Meu nome é Edson Aguado, sou produtor gráfico e professor de produção gráfica na Universidade Estácio de Sá. Estou preparando um site onde apresento os “Conceitos Fundamentais da Produção Gráfica” – Na verdade ele não tem a profundidade técnica – como vocês dominam. Ele é voltado para os profissionais de marketing – que assim como eu – não existe a necessidade de ser expert no assunto. Precisamos conhecer o suficiente para conversar com os profissionais da ind. gráfica – ser ser através da mímica, rsss.
    O site é livre – ou seja não teremos nenhum tipo de taxa cobrada. O site de vocês é muito rico e estarei aprendendo – para poder – de certa forma – traduzir em uma linguagem mais simples, mas com conteúdo, o que conseguir assimilar. Muito obrigado pelo trabalho realizado.
    PS. o site está em pleno desenvolvimento.
    E. Aguado


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn