Eco Friendly Printing (Post 12)
Tintas de Impressão Base Soja
Uma história de sucesso e sustentabilidade, com grande crescimento
Segundo a SoyInk Information Center, a utilização da alternativa de tinta à base de petróleo mais que quadruplicou nos Estados Unidos durante a última década.
De acordo com a mesma fonte, mais de um terço de todas as impressoras nos Estados Unidos utilizam tinta à base de óleo de soja.
A soja tem uma rica história e oferece às empresas as vantagens da sustentabilidade.
Inicialmente, a tinta de soja foi desenvolvido pela American Newspaper Publishers Association (ANPA), agora conhecida como a Newspaper Association of America (NAA). O trabalho começou em 1987.
Nos Estados Unidos, a tinta de soja está disponível para jornais, revistas, impressão comercial, de embalagens, e muitos outros usos há cerca de 20 anos.
No Brasil esta mentalidade está começando a tomar corpo, também com crescimento exponencial, graças as inúmeras vantagens da tinta vegetal.
A tinta de soja contém óleo de soja não-tóxico, o mesmo óleo que é encontrado em molhos para salada, maionese, margarina e milhares de outros alimentos. No entanto, claro, os demais componentes da tinta não permitem que ela seja comestível, muito embora a tinta base soja é considerada atóxica.
O óleo de soja é um recurso sustentável produzido por milhares de agricultores, regionalmente, nos Estados Unidos, Brasil e Argentina, tornando-o um produto abundante e de fácil acesso, não suscetível a exploração mineral de recursos não renováveis, como o petróleo.
A transparência do óleo de soja permite que os pigmentos possam atingir o seu pleno potencial, resultando em cores profundas, ricas e muito mais brilhantes.
A tinta de soja proporciona uma peça impressa de alta qualidade, com qualidade superior a alcançada com tinta base petróleo.
Naturalmente, tinta de soja contém baixo teor de VOC (compostos orgânicos voláteis), e seu uso pode reduzir as emissões que causam a poluição do ar.
Apesar da tinta de soja não ser totalmente biodegradável, devido à sua pigmentação e conteúdo de resina, é um produto considerado ambientalmente amigável, oferecendo diferentes graus de degradação.
A tinta de soja mantém melhor a sua estabilidade de impressão durante todo o trabalho, de modo que o impressor necessite fazer menos ajustes durante a produção e por consequência há uma menor incidência de folhas rejeitadas por qualidade inferior.
Exames laboratoriais na Western Michigan University mostraram que a tinta de soja é compatível com o processo de destintagem durante a reciclagem. A tinta de soja é removida mais facilmente e de forma mais eficaz do que a tinta à base de petróleo, resultando em menos danos a fibra do papel a ser reciclado. O lixo não é considerado perigoso e pode ser tratado com mais facilidade.
A destintagem constitui uma fase muito importante no processo de reciclagem, principalmente quando o produto final pretendido é de alta qualidade.
Esta operação envolve a utilização de substancias químicas para extrair as partículas de tinta do papel, alem de exigir um grande volume de água. Com papéis impressos com tinta base soja, este processo é muito mais econômico do ponto de vista financeiro e ecológico.
Hoje a tinta base soja é economicamente viável, pois o seu preço é compatível com o preço da tinta base petróleo e o seu rendimento pode ser melhor. Além disso, pela abundância do óleo de soja como matéria-prima, ao contrário do que acontece com o petróleo, temos uma visão futura que a tinta base soja terá um preço final melhor que a tinta base petróleo em um curto espaço de tempo, além de todas as outras vantagens.
Nossas pesquisas também revelam, como já publicamos, que o óleo de soja pode ser compatível com outros óleos vegetais na composição de tintas (tung, linhaça), fato que nos permite criar tintas 100% vegetais, base soja, com características iguais ou até mesmo melhores que as tintas base petróleo, como por exemplo, secagem ultra-rápida, mesmo em impressão em suportes considerados mais complexos neste quesito, como o couché fosco. Isto sem usar qualquer parcela de componentes minerais na composição da tinta.
Sellerink tem um selo da tinta fabricada com base em óleo de soja e não cobra pelo uso do selo informativo. Os consumidores de produtos gráficos merecem ser informados que o produto que está em suas mãos foi impresso com uma tinta feita a partir de fontes de matérias primas renováveis, além de ter a característica de não agredir o meio-ambiente com o a emissão de VOC.
Qualquer cliente Sellerink que utilize as tintas FUTURE SOYINK podem solicitar o selo para divulgação.
As tintas Sellerink base óleo de soja são homologadas dentro das normas da American Soybean Association - ASA e a Sellerink tem o direito de uso do selo Asa-Soy.
Se quiser saber mais, fale conosco.
Se você gostou, veja também...
METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on September 3rd, 2012
Eco Friendly Printing on June 6th, 2011
Post 100 - O Papel on November 15th, 2010
Tintas e Impressos de Segurança (Post VII) on July 13th, 2010
METALGRAFIA on March 27th, 2012
Aproveitar este artigo?
