Eco Friendly Printing (Post 11) « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
7out/10

Eco Friendly Printing (Post 11)

.

BIO MATÉRIAS-PRIMAS

Bio-materiais renováveis são definidos como qualquer material proveniente de plantas, animais ou derivados de fontes naturais (como água) que pode ser reabastecido no curto prazo. O óleo de soja é o nosso principal exemplo como um material renovável, mas representa apenas uma opção nesse sentido. Vamos explicar.

Há bem mais de sessenta tipos de bio-derivados de materiais renováveis, que podem ser usados em tintas de impressão e a Sellerink mantém pesquisas constantes neste sentido, procurando inclusive por parceiros que estejam no mesmo caminho em qualquer parte do Mundo, como fornecedores de bio-matérias-primas.

Tungue. Planta que dá origem ao óleo de tungue utilizado em tintas gráficas.

A utilização de bio-derivados de materiais renováveis em substituição aos materiais provenientes do petróleo é uma propriedade mensurável e é melhor para o perfil ambiental da tinta de impressão, que é o nosso negócio. Alguns exemplos são:

  • Óleos derivados de vegetais, como a linhaça, o tungue (O Tungue é uma planta originária do extremo oriente, que cresce quase que espontaneamente e muito rapidamente na China, sobretudo na região do Yang-Tsé. Atualmente os principais produtores mundiais são China, Paraguai e Argentina. No Brasil há produção de tungue no Rio Grande do Sul), soja, milho, etc.
  • Derivadas de plantas solventes, tais como lactato de etila, álcoois derivados de grãos, ésteres de ácidos graxos, etc.

Teor de VOC - Compostos Carbônicos Voláteis

Reduzir o conteúdo de VOC dos produtos é também uma técnica muito bem aceita para reduzir o impacto ambiental, porque produtos que contenham menor teor de VOC conseqüentemente emitem menos VOC durante a fabricação e uso. Nos últimos anos a Sellerink têm feito um significativo esforço e investimento no desenvolvimento e reformulação de tintas gráficas offset para se chegar a produtos que tenham menor emissão de VOC. Exemplo disso são as tintas com cura ultravioleta para diversos fins, as tintas LOW ODOR e por último as tintas vegetais, notadamente as formuladas com óleo de soja, por enquanto.

A porcentagem de VOC em uma tinta está ligado diretamente ao seu tipo. Algumas tintas exigem um maior nível de VOC para funcionar e secar durante o processo de impressão. Por exemplo, uma tinta heatset (impressão rotativa com forno) que secam por evaporação, irá conter uma maior concentração de compostos orgânicos voláteis do que uma tinta plana que seca por oxidação.

Metais Pesados e Odor

Essencialmente, todas as tintas vendidas no Brasil hoje são fabricados sem o uso de compostos à base de metais pesados tóxicos (chumbo, arsênio, selênio, cádmio, mercúrio e cromo).

A própria exigência dos clientes finais, consumidores de impresso, fez com que os metais pesados fossem praticamente banidos da indústria de tintas de impressão há muitos anos. Contudo, é possível ainda se trabalhar com matérias primas especiais que tenham um teor baixíssimo de metais pesados. Estas matérias-primas são utilizadas na Sellerink principalmente na produção de tintas para embalagens ou produtos agregados que se destinam a alimentos, brinquedos, cosméticos e afins.

Associada a característica de baixo odor residual, as tintas compostas por matérias-primas com baixíssimo teor de metais pesados agregam valor aos impressos. Exemplo disso são as embalagens para chocolates (bombons) que produzidas com as tintas ECO LOW ODOR atendem a todas as normas internacionais quanto a teor de metais pesados - diretiva RoHS - e ainda não transferem, com toda segurança,  o odor característico da tinta (convencional) para o sabor dos alimentos. O chocolate, novamente como exemplo, é uma alimento muito sensível a receber a transferência do odor residual da tinta para o seu sabor.

Agora, a Sellerink está finalizando o desenvolvimento de uma tinta com as características de baixo teor de metais pesados, baixo odor residual e ainda formuladas com base óleo de soja, criando assim uma tinta totalmente ECO FRIENDLY - amigavelmente ecológica.

Aguardem que em breve falaremos mais sobre este produto que deverá ser colocado no mercado com embalagens Boomerang - retornáveis, reutilizáveis e recicláveis.

E vamos falar mais também sobre Bio-Matérias-Primas.

.

.

Se você gostou, veja também...

Tintas e Impressos de Segurança (Post V) on June 16th, 2010

História da Indústria Gráfica (Post 19) on October 25th, 2010

AS TINTAS DE IMPRESSÃO - POST 1 on November 28th, 2011

Metalgrafia (Post 7) on November 7th, 2010

Controle da Cor VII on November 16th, 2011

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn