SELLERINK BLOG
28set/10

Harmonia das Cores (Post 4)

.

Nosso quarto post em Harmonia das Cores. Esta nossa série trata do aspecto emocional das cores e assim equilibramos o assunto tão técnico que tratamos sempre nas nossas outras séries e assuntos.

Hoje o assunto é voltado ao título da série - Harmonia das cores. Acompanhem mais esta série pois temos ainda muitos posts sobre o assunto e alguns deles pretendemos colocar em nosso Ciclo de Palestras Técnicas do próximo ano.

Então vamos...

Harmonia

A harmonia é essencial no sentido de relacionar entre si todas as cores de uma composição, ajustando-as a um todo unificado. Uma cor depende grandemente do contexto no espaço e no tempo.

Cada cor se altera pela colocação de outras de modo que o que era quente pode se tornar frio, colocando uma cor mais quente mais próxima, e o que estava em harmonia se faz discordante aproximando-se novas cores.

As cores parecem mais escuras sobre o branco, mais claras sobre o preto e sobre um cinza de igual valor se fundem com este e têm pouco destaque. Os valores claros parecem aumentar o tamanho dos objetos, o preto e os valores escuros dão impressão que os diminuem. O branco e os valores claros refletem a cor e parece que intensificam as cores que estão sobre elas e o preto e as cores escuras absorvem e reduzem a potência das cores que são superpostas.

Branco e cores claras sugerem distância, as mais escuras, aproximação. O preto unifica e harmoniza.

Além disto, existem outros fenômenos visuais interessantes. Quando fixamos nossos olhos numa cor durante certo tempo, substituindo a cor por um campo branco veremos sua cor complementar.

Um cinza médio rodeado de uma cor quente nos parecerá azulado e frio, enquanto que o mesmo cinza circundando uma cor fria dará a impressão de rosado e quente. O homem sente necessidade de neutralizar as cores, procurando maior repouso visual.

Não se pode, portanto, formular princípios rígidos para a obtenção da harmonia das cores, mas há alguns processos utilizados que já se tornaram regras consagradas.

As cores neutras podem ser usadas em todas as harmonias sem nenhum prejuízo.

Harmonia Monocromática

Consiste em combinar vários valores de uma cor. Numa escala monocromática, a cor, ao ser misturada gradativamente com branco, perde a sua intensidade, sendo dominada de valores altos, isto é, presença de luz (chave alta). Nesta mesma cor, ao adicionarmos o preto, a sua intensidade diminui com a ausência da luz, e são denominadas de valores baixos ou chave baixa. A faixa intermediária da escala corresponde à chave média.

Ex: harmonia monocromática da cor base azul: tons de azul bem claro até o azul escuro.

Esta harmonia permite sempre um resultado agradável e calmo. É, porém, um pouco monótona quando aplicada sobre grandes áreas. Podemos resolver este problema colocando algum elemento com a cor complementar que, por contraste, dará mais vivacidade ao esquema.

Harmonia de Cores Análogas

É a harmonia em que se utilizam as cores vizinhas no círculo cromático. Ex: harmonia de cores análogas da cor base laranja: amarelo, amarelo alaranjado, laranja, laranja avermelhado, vermelho.

Isto permite um resultado agradável e calmo sem o problema da monotonia.

Harmonia por Contraste 

Nesta harmonia utilizamos cores quentes e frias, conseguindo efeito de contraste. Tanto podemos usar cores complementares (vermelho-verde, azul-laranja, amarelo-violeta) como criar novas uniões como: vermelho-azul, amarelo-azul, verde amarelado-roxo, etc.

Contraste ocorre todo o tempo, embora sua presença possa passar despercebida. Há contraste quando uma forma é circundada por um espaço vazio. Há contraste quando uma linha reta encontra uma linha curva. Há contraste quando as direções verticais e horizontais coexistem.

Vivenciamos todos os tipos de contraste em nosso cotidiano. O dia contrasta com a noite, um pássaro voando contrasta com o céu; uma cadeira antiga contrasta com um sofá moderno.

O contraste é apenas um tipo de comparação, na qual as diferenças se tornam claras. Duas formas podem ser consideradas similares em determinados aspectos e diferentes em outro. Suas diferenças se tornam enfatizadas quando ocorre contraste. Uma forma pode não parecer grande quando é vista isolada, mas pode parecer imensa comparada com formas minúsculas próximas a ela.

Tipos de contrastes

Tipo de contraste por cor

  • FORMATO: Orgânico/ Geométrico/ Angular/ Não angular
  • TAMANHO: Grande/ Pequeno/ Comprido/ Curto;
  • COR: Claro/ Escuro/ Brilhante/ Opaco/ Quente/ Frio;
  • TEXTURA: Liso/ Áspero/ Fino/ Grosso/ Regular/Irregular Fosco/Polido;                                                        
  • DIREÇÃO: Direita/ Esquerda/ Em cima/ Em baixo.

 

.

 Harmonia por Tríade 

Consiste no emprego de três cores que tenham a mesma relação entre si, isto é, que estejam situadas equidistantes uma da outra no círculo cromático (usa-se o triângulo equilátero). Os vértices indicarão as cores componentes do trio. Ex.: amarelo – vermelho – azul; roxo – verde - laranja.

Harmonia por Temperatura Dominante

Aplicam-se na composição diversas cores, com dominância ou de cores quentes ou cores frias.

Cores Quentes são cores mais vivas, alegres e com luminosidade. Exemplos: vermelho, amarelo, laranja. Cores Frias são cores escuras e tristes. Exemplos: azul, verde, violeta, marrom.

Harmonia de Cores Complementares

contrasteO uso de cores complementares cria uma harmonia de contraste violento, que pode ser usado com grande êxito, desde que quem as empregue saiba usá-las. Quando usamos esta harmonia com cores mais apasteladas, ou saturadas, conseguimos efeitos menos agressivos. Por exemplo, o vermelho e verde que juntas parecem chocantes, ficam delicadas nos tons de rosa e verde musgo ou verde-claro e rosa escuro.

 

.

Se você gostou, veja também...

Controle da Cor IV on November 16th, 2011

A História da Indústria Gráfica (Post 17) on October 6th, 2010

História da Indústria Gráfica (Post 19) on October 25th, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post IX) on July 12th, 2010

Security Inks - Segurança Impressa Anti-Fraudes on September 4th, 2012

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn