SELLERINK BLOG
20set/10

Metalgrafia (Post 4)

AMIGAS DA NATUREZA

Fonte:Abeaço

“A lata de aço é 100% meio ambiente. Reciclagem, degradação, economia e preservação são diferenciais que fazem da lata a melhor opção de embalagem.”

Não é de hoje que indústrias e consumidores preocupam-se em poupar o meio ambiente. Cada cidadão sabe da sua importância no cenário mundial e vem cada vez mais dando preferência a produtos ecologicamente corretos em toda sua estrutura. A embalagem tem papel fundamental na criação do produto sustentável.

Para uma embalagem ser sustentável, ela precisa trabalhar em conjunto com o produto para maximizar seu uso e minimizar a geração de resíduo. Além disso, ela não pode ter efeitos indesejáveis ao meio ambiente, que possam reduzir a qualidade de vida das próximas gerações. A embalagem de aço cumpre categoricamente esse papel, e por isso é embalagem sustentável.

Lata de aço sustentável porque é reciclável, reutilizável, trabalha constantemente a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação e a maximização do índice de reciclagem, limita o uso de combustíveis fósseis e ainda avança tecnologicamente na redução do peso da lata para que se gerem menos resíduos pós-consumo.

Para que a sustentabilidade da embalagem seja trabalhada corretamente ela deve respeitar três pilares básicos:

  1. Ambiental
  2. Econômico
  3. Social.

No pilar ambiental, dentre as opções de material para embalagens, o aço sai na frente com suas inúmeras vantagens. A primeira vantagem, que só a lata de aço tem, é a extrema facilidade de separação entre materiais orgânicos e não orgânicos pela atração magnética, facilitando a seleção de resíduos. Além disso, a lata de aço é 100% reciclável, pois pode retornar infinitas vezes ao processo de fabricação sem que perca as características mecânicas do material.

A cada ano, são recicladas no mundo 385 milhões de toneladas de aço, ou seja, a cada dia mais de 1 milhão de toneladas são recicladas. A economia de energia impressiona: a cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal. A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.

No Brasil, atingimos em 2008, 46,5% do índice de reciclagem das latas de aço o que representa quase 300mil toneladas de aço retornando ao processo de fabricação do material. Países como Alemanha, Holanda e Áustria chegam a reciclar quase 80% do total de embalagens de aço pós-consumo.

Além de ser 100% reciclável, a lata de aço é 100% degradável. Se descartado na natureza, o material leva em média cinco anos para se decompor totalmente.

Ainda no pilar ambiental, a produção do material aço para embalagem apresenta baixíssimos níveis de consumo de água e energia quando comparado a outros materiais. A fabricação do aço consome 3 vezes menos energia que a fabricação do alumínio, por exemplo.

A sustentabilidade da lata de aço ainda pode ser comprovada em seu processo de fabricação: o aço reciclado é ingrediente necessário e fundamental para a fabricação do novo aço. O processo também vem sofrendo cada vez maior redução dos níveis de emissão de CO2, nas últimas 3 décadas a emissão foi reduzida em mais de 50%. Além disso, reduziu-se também o nível de consumo de energia primária no processo produtivo do aço em cerca de 40%.

LATA DE AÇO 100% SUSTENTÁVEL

A lata de aço é a embalagem mais ecológica que existe, além de 100% reciclável, a lata de aço pode ser facilmente separada de outros materiais, através de um processo magnético, facilitando a triagem para reciclagem. O aço é o material mais reciclado do mundo, hoje mais de 385 milhões de toneladas são recicladas por ano em todo o planeta.

O processo de produção das latas de aço consome menos água e energia quando comparado aos demais materiais.

A lata quando coletada e destinada corretamente vai para a usina siderúrgica ou fundição, e será reutilizada como matéria-prima sem perder nenhuma de suas propriedades. Os números provam essa superioridade ao apontar que 60% do aço mundial é fabricado a partir da própria sucata de aço.

A embalagem de aço leva em média cinco anos para se decompor naturalmente. Voltando à sua forma original - óxido de ferro - sem poluir ou comprometer o solo nem o ambiente.

Comprometida com os ideais que norteiam a indústria da embalagem de aço, a Sellerink pesquisa e desenvolve produtos que sejam amigáveis ao meio-ambiente.

Dentro em breve, inclusive, a Sellerink terá lançamentos de produtos ecologicamente corretos - mais ainda - para impressão metalgráfica.

Se você gostou, veja também...

A HELIOGRAFIA DE NIÉPCE on January 30th, 2011

Homens e Mulheres enxergam de maneiras diferentes on September 16th, 2012

Controle da Cor VII on November 16th, 2011

A História da Indústria Gráfica (Post 11) on July 22nd, 2010

FANTASMA QUÍMICO on April 3rd, 2011

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn