A História da Indústria Gráfica (Post 14) « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
22ago/10

A História da Indústria Gráfica (Post 14)

.

Continuamos com a cronologia da História da Indústria Gráfica. Lembrando apenas, nosso último post foi publicado no último dia 10, e em 1962.

Como marco histórico e que teve grande impacto na indústria gráfica (como em toda história no Brasil), em 1964 houve o golpe militar no Brasil. Muitos fatos históricos  importantes estão ligados ou foram definitivamente alterados com o golpe militar, principalmente na história da imprensa.

.

Vamos acompanhar...

1964 -1970 - Surgem várias publicações contrárias ao Regime Militar de 1964. Conhecida como imprensa alternativa (também imprensa nanica), causou repercussão com mais de 42 veículos e uma tiragem de 150 mil exemplares semanais. Entre os principais jornais desta época estão O Pasquim (1969), Opinião (1972), Movimento (1975) e Em Tempo (1977).  Vamos falar sobre todos eles nos posts seguintes.

1964

Em maio é fundado o jornal Zero Hora no Rio Grande do Sul, com finalidade de substituir o Última Hora, jornal que havia sido fechado com o golpe militar ocorrido no mesmo ano. É o maior veículo da mídia impressa da Rede Brasil Sul e o jornal de maior venda avulsa do Sul do país.

1965

Embratel

O Brasil integra-se ao sistema Intelsat e é criada a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), que expande a rede de microondas e completa as ligações de todos os estados com o exterior.

Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A.). A companhia era o braço de longa distância da Telebrás até ser privatizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao completar 33 anos de atividades. Foi privatizada em leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no dia 29 de julho de 1998, adquirida pela empresa norte-americana MCI World Com. Desde 2004, a Embratel passou a ser dirigida pela companhia mexicana Telmex.

Rede Globo de Televisão

Fundação: 26 de abril de 1965 

Fundador: Jornalista Roberto Marinho

Cobertura:  98,44% do território brasileiro[1] e 99,50% dos telespectadores potenciais,praticamente toda a população brasileira.

Atualmente, a cadeia é a maior de toda a América Latina e a quarta maior emissora comercial do mundo. Em nível mundial perde apenas para as americanas ABC, pertencente à Walt Disney Company, CBS, pertencente à CBS Corporation, e NBC, pertecente à NBC Universal. É assistida por 120 milhões de pessoas diariamente. A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Globo.

Breve história

Em julho de 1957, o Presidente da República, Juscelino Kubitschek, aprovou a concessão de TV para a Rádio Globo e, em 30 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou um decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda. Sendo assim a TV Globo foi oficialmente criada no dia 26 de abril de 1965, com a transmissão do programa infantil Uni Duni Tê. Também estavam na programação dos primeiros dias a série infantil Capitão Furacão e o telejornal Tele Globo, embrião do atual Jornal Nacional.

Em 1966, a TV Globo chegou ao estado de São Paulo com a aquisição do canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista, de propriedade das Organizações Victor Costa. Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo.

Em 1968, Roberto Marinho adquiriu a geradora de Minas Gerais, a TV Globo Minas.

As primeiras emissoras afiliadas à Rede Globo foram a TV Triângulo (Rede Integração de Uberlândia), a TV Gaúcha (RBS TV Porto Alegre), no ano de 1967, a TV Anhanguera (Rede Anhanguera), em 1968 e a TV Guajará, em 1969. Também em 1969 no Ceará começou a entrar em testes a TV Verdes Mares, que foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1970 em Fortaleza. 

Santa Missa, o programa mais antigo da emissora, foi criado em 02 de maio de 1965. O início da TV Globo como uma rede de emissoras afiliadas por todo o país se dá a partir de 1969 quando entrou no ar o "Jornal Nacional", primeiro telejornal em rede nacional, ainda hoje transmitido pela emissora e líder de audiência nacional. O primeiro programa foi apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira.

Em 1970, transmitiu pela primeira vez a Copa do Mundo, vencida pelo Brasil. Grande parte das "inovações" impostas na grade de programação e na forma de produção dos programas foi obtida graças à contratação de profissionais oriundos da TV Excelsior (cuja concessão fora cassada pelo Governo Militar no mesmo ano) e que já operava com muitos dos parâmetros utilizados pela Rede Globo para criar seu "Padrão Globo de Qualidade". Em 21 de abril de 1971, entrou no ar a TV Globo Brasília, no canal 10, apresentando uma partida do Vasco contra o Flamengo (ao vivo do Rio de Janeiro) e o programa Som Livre Exportação. No mesmo ano, entrou no ar o vespertino "Jornal Hoje", no ar até hoje.

Em 1972 foi inaugurada a TV Globo Recife. Também naquele ano a Globo participou do pool de emissoras que efetuou a 1ª transmissão nacional e oficial em cores, junto com as concorrentes Tupi, Record, Bandeirantes entre outras. A televisão mostrou a abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, em 19 de fevereiro. 

Em 31 de março (dia da inauguração do sistema de televisão em cores no Brasil), a TV Globo exibiu o especial "Meu Primeiro Baile", o primeiro programa da televisão brasileira inteiramente gravado em cores.

Em 1973, estreou o "Globo Repórter", no ar até hoje. No mesmo ano, entrou no ar o programa "Fantástico", também líder de audiência e ainda hoje transmitido aos domingos. Em 28 de abril de 1974, passou a ser transmitido em cores.

Em 1977  toda a programação da emissora passa a ser a cores. Em 1982 a emissora implantou a transmissão via satélite.

Em 45 anos, a Rede Globo de Televisão criou programas importantes que por si só fazem parte, com grande importância, da História da Indústria Gráfica.

Dentro da nossa história, vamos falar sobre os principais programas, principalmente jornalísticos, da Rede Globo.

.

Se você gostou, veja também...

Eco Friendly Printing (Post 10) on September 22nd, 2010

METALGRAFIA - ALIMENTOS ENLATADOS on September 3rd, 2012

METALGRAFIA - CREME DE LEITE EM LATA on July 25th, 2011

Tintas e Impressos de Segurança (Post 11) on August 16th, 2010

Harmonia das Cores (Post 3) on September 19th, 2010

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn