SELLERINK BLOG
18ago/10

Eco Friendly Printing (Post 7)

Mácron - Ambientalmente responsável

Artigo publicado no site da Mácron Indústria Gráfica, transcrição na íntegra

28/07/2010 - As tintas a base de soja destacam-se no Brasil

A Mācron já reconhecida por sua preocupação com a Sustentabilidade, através de seus fornecedores começa a estudar uma nova categoria de tintas de impressão. O mercado mundial de tintas de impressão offset apresenta a mais nova tecnologia ambientalmente correta: as tintas à base de soja.

As tintas de soja trazem intrínsecos diversos benefícios, como por exemplo, um novo estudo confirmou que estas tintas podem ajudar a reduzir os danos ambientais da Indústria Gráfica, devido às seguintes características abaixo:

• Óleo de soja é proveniente de uma fonte renovável (a soja);

• Grãos de soja são amplamente disponíveis a um custo relativamente baixo;

• Praticamente, metade de toda a soja produzida nas Américas (cujos principais produtores são Brasil, Estados Unidos e Argentina) não precisa de irrigação.

• Tinta offset base óleo de soja tem naturalmente baixíssima emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis, compostos químicos que se evaporam e reagem à luz solar) e assim, o seu uso reduz emissões que provocam poluição atmosférica e o efeito estufa.

• Os resíduos não são considerados perigosos e podem ser tratados mais facilmente, completamente e de forma rentável (resíduos de tinta base petróleo são considerados resíduos líquidos industriais e que requerem descarte apropriado). A tinta base soja também requer a destinação correta enquanto resíduo, mas é um resíduo muito menos poluente.

• Impressos com tinta de soja são mais facilmente reciclados, pois conforme pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram, a tinta de soja é mais facilmente removida dos papéis que a tinta petróleo, resultando em menos danos à fibra do papel durante a reciclagem.

Acreditamos ser uma tendência e já iniciamos testes com esta categoria de produto.

Para maiores informações, acessem o link abaixo que é um dos nossos parceiros na execução destes testes:

http://www.sellerink.com.br

.
Mauricio Barbosa Conceição
Consultor Técnico de Negócios
MÁCRON INDÚSTRIA GRÁFICA
Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn