SELLERINK BLOG
15ago/10

Eco Friendly Printing (Post 6)

.

TINTAS ECO LOW ODOR

As tintas de baixo odor residual e baixa migração tem sido usadas como tecnologia relativamente recente para impressão, principalmente de embalagens de alimentos. Antes das tintas de baixo odor (na Sellerink temos a família ECO LOW ODOR), as tintas utilizadas para este fim tinham como principal precaução, estar dentro das especificações de metais pesados permitidas pelos órgãos reguladores.

Hoje, a família de tintas ECO LOW ODOR da Sellerink (disponíveis para qualquer suporte celulósico e para folha de flandres), além de continuar dentro das especificações para partes de metais pesados em sua composição, também se preocupa com o baixíssimo odor residual do impresso e com a não migração de odor para o sabor dos alimentos.

O trabalho inicial da Sellerink neste segmento, há cerca de 5 anos, foi o desenvolvimento desta família de produtos para impressão de embalagens de bombons de chocolate. O trabalho foi muito bem sucedido.

As novas matérias-primas utilizadas pela Sellerink são capazes de atender, quando formuladas, a migração e requisitos rigorosos quanto a migração, metais pesados e inflamabilidade. 

Devido a algumas vantagens (alto brilho, propriedades de alta resistência, excelente impressão, velocidade e transformação imediata, VOC free) em comparação com outras tecnologias, o sistema de tecnologia UV  já conseguiu avanços significativos em aplicações não alimentares.

Hoje, a penetração desta tecnologia em aplicações alimentares, no entanto, ainda é muito limitado, em comparação ao uso das tintas ECO LOW ODOR. 

Os fornecedores de matéria-prima UV estão hoje muito preocupados em atender a questão da migração destas matérias-primas para os alimentos embalados. Estas preocupações se concentram em atender as exigências dos orgões reguladores para alimentos industrializados da Europa e Estados Unidos, como também atender aos guias dos grandes fabricantes de alimentos, como Nestlé.

Independentemente das exigências, Sellerink tem grande preocupação em fornecer produtos para impressão de embalagens de alimentos que garantam além do baixo odor residual do impresso, garantir no quesito tinta de impressão, a não adulteração das propriedades organolépticas dos alimentos.

Para isso, além das tintas, Sellerink tem uma série de produtos auxiliares (inclusive de limpeza das máquinas) que respeitem as mesmas exigências, além de serem ecologicamente corretos - ECO FRIENDLY PRINTING.

Assim, atendem as duas exigências básicas para tintas de impressão de embalagens de alimentos, da União Européia:

* Estas tintas devem ser fabricados em conformidade com boas práticas de fabricação,

* * Estas tintas não devem ceder aos gêneros alimentícios, constituintes em quantidade susceptível de "pôr em perigo a saúde humana" ou de provocar uma alteração inaceitável da composição dos alimentos ou de suas características organolépticas, ou seja, não devem adulterar alimentos.

Apesar das orientações não ter especificação direta, nenhuma tinta de impressão pode entrar em contato direto com qualquer alimento.

As últimas pesquisa já nos levaram a atender as exigências do GUIA NESTLÉ para tintas destinadas a embalagens de alimentos, tanto para embalagens semi-rígidas em papelcartão como para embalagens metálicas em folha de flandres (metalgrafia 3 peças), convencionais ou com cura ultra violeta.

.

A Sellerink tem todos os laudos necessários para a comprovação das formulações das tintas ECO LOW ODOR (Convencional e UV), que atendem a todas as exigências de todos os fabricantes de alimentos.

Também são realizados testes frequentes, em todos os lotes de matérias-primas e produtos finais. Estes testes formam uma matéria a parte, muito interessante, que comentaremos em outras oportunidades.

Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais, contate-nos. Continue também acompanhando nosso blog e conheça as novidades Sellerink que brevemente traremos.

Se você gostou, veja também...

Controle da Cor X on November 16th, 2011

Eco Friendly Printing (Post 2) on July 11th, 2010

RadTech UV&EB 2010 (Post II) on June 9th, 2010

CERTIFICAÇÕES E LAUDOS on March 21st, 2012

Tintas e Impressos de Segurança on May 31st, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn