Controle da Cor « SELLERINK BLOG
SELLERINK BLOG
16nov/11

Controle da Cor

Sellerink Color Guide

Sellerink Color Guide

Norma NBR 12647-2

Você conhece?

Em resumo, bem resumido mesmo, podemos dizer que a Norma NBR 12647-2, que determina padrões específicos para tonalidades da Escala Europa (Amarelo, Cyan, Magenta e Preto) e calibração de equipamentos de pré impressão de com os de impressão offset.

A idéia final, é fazer com que o impresso em offset seja muito próximo, em fidelidade, à prova de pré-impressão. Além disso a NBR 12647-2 padroniza as tonalidades da Escala Europa, que ao longo do tempo foi customizada pelos fabricantes de tintas offset e pelos gráficos também.

Então, porque o título deste post é controle da cor? Justamente porque a norma citada padroniza a cor. E já que estamos falando nesta padronização, podemos nos aprofundar um pouco mais na norma 12647 (vamos apelidar assim) e depois sobre controle da cor, incluindo equipamentos.

Norma ABTG NM-ISO 12647-2

INTRODUÇÃO

Durante a reprodução de originais coloridos é importante que se especifique previamente um conjunto mínimo de parâmetros para o processo de separação de cores, prova e impressão, definindo características visuais e outras propriedades técnicas do planejamento do produto impresso.

Tal compromisso possibilita uma reprodução correta a partir de um adequado processo de separação de cores (sem o recurso de tentativa e erro) e uma produção subseqüente de provas desta separação de cores. A proposta de uma prova de impressão é simular o mais próximo possível as características visuais do produto impresso acabado.

Com a finalidade de igualar visualmente um impresso específico, os processos de prova fora de máquina podem requerer valores diferentes de tons sólidos e ganho de ponto dos valores do processo de impressão a ser simulado. Isso é causado por diferenças em fenômenos tais como brilho, difusão de luz (do suporte ou do colorante) e transparência. Tais diferenças são comuns para os processos de prova fora de máquina, os quais o suporte de impressão, os colorantes e a tecnologia aplicada são consideravelmente diferentes do processo de impressão em offset. Nesses casos o usuário ou fornecedor deve se assegurar que as correções necessárias sejam especificadas.

É necessário distinguir entre parâmetros primários e secundários. Enquanto os parâmetros primários (listados nesta parte da ISO 12647) são definidos em função de sua relação direta com características visuais de uma imagem, os parâmetros secundários influenciam a imagem indiretamente pela mudança dos valores dos parâmetros primários.

Os parâmetros secundários incluem:

- Espessura do filme de separação de cores

- Orientação da imagem (legível / ilegível)

- Polaridade do filme (positivo ou negativo)

- Aspereza da superfície da emulsão

- Presenças de marca de cor ou de registro

É proposta da ISO 12647  listar e explicar um conjunto mínimo de parâmetros de processos primários necessários para definir unicamente as características visuais e as propriedades técnicas relacionadas de uma prova reticulada ou impressão em produção produzida por um conjunto de filmes de separação de cores reticulado.

Esta parte da ISO 12647 lista valores sugeridos ou conjunto de valores de parâmetros primários especificados na ISO 12647  e as propriedades técnicas relacionadas de uma impressão em offset produzida a partir de um conjunto de filmes de separação de cores reticulado. Onde necessário, também são recomendados parâmetros secundários para sua especificação.

A Sellerink desenvolveu uma Escala Europa que atende a norma 12647 - trata-se da ACCESS. Além do produto, a Sellerink disponibiliza técnico e equipamento de controle da cor para calibração das impressoras e auxiliar tecnicamente na adequação de todo processo.

Vamos falar mais a respeito de controle da cor e equipamentos de controle da cor nos próximos posts.

.

Se você gostou, veja também...

Controle da Cor VI on November 16th, 2011

Controle da Cor X on November 16th, 2011

Controle da Cor (Post 12) on November 16th, 2011

Controle da Cor (Post 15) on November 16th, 2011

METALGRAFIA on March 27th, 2012

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Muito bom o artigo ! Parabéns pelo trabalho de divulgar a Norma ISO 12.647


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn