SELLERINK BLOG
27jul/10

Eco Friendly Printing (Post 4)

.

Sustentabilidade

O site ATITUDE SUSTENTÁVEL - http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog - publicou matéria feita com a colaboração do nosso Supervisor Técnico - Marcelo Cruz. Veja a íntegra abaixo.

Tintas à base de soja ainda são difíceis de encontrar no mercado brasileiro.

Tintas à base de petróleo utilizam um recurso não renovável e devem ser substituídas por alternativas sustentáveis.

Por Gisele Eberspächer às 16h54 de 19/07/2010

As tintas à base de soja ainda não são fáceis de se encontrar no mercado brasileiro. Ecologicamente mais corretas que as convencionais à base de petróleo, elas ainda são pouco produzidas e apenas em determinados modelos.

soybean

A maior vantagem está em deixar de utilizar o petróleo, um recurso não renovável, e utilizar a soja que, além de renovável, pode ser facilmente produzida.

Alice Lobo, uma das criadoras da marca de roupas Verdinha e Básica, comenta que uma das maiores dificuldades da produção de produtos sustentáveis e na etapa de escolha das matérias primas e de mão de obra.

“Estou atrás das tintas à base de soja. Elas são mais caras mesmo”, comenta.

No Brasil, a empresa Seller Ink já produz tintas para papel (couché, cartão e offset) à base de soja. O desenvolvimento do produto começou em 2009 e a comercialização apenas esse ano. Por enquanto, o produto é desenvolvido para máquinas offset planas convencionais, utilizadas em gráficas.

Marcelo Cruz - Supervisor Técnico da Sellerink

Marcelo Cruz - Supervisor Técnico da Sellerink

Marcelo Augusto da Cruz, surpervisor técnico da empresa, comenta que o processo de impressão não sofreu nenhuma alteração com a mudança de matéria prima.

“A tinta à base de soja não tem praticamente nenhuma diferença em relação a anteriormente produzida à base de petróleo, tanto para a produção, quanto para a impressão pelas gráficas consumidoras. Algumas vantagens são melhor desempenho e equilíbrio na máquina impressora”, comenta Marcelo.

Além disso, segundo a Seller Ink, o processo de reciclagem de papéis impressos com tintas de soja deve ser mais fácil que impressões com tinta de petróleo.

.

Se você gostou, veja também...

Metalgrafia (post 3) on August 30th, 2010

ECO FRIENDLY PRINTING on July 21st, 2011

Eco Friendly Printing (Post 5) on August 2nd, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post X) on July 18th, 2010

O Nome das Cores on July 29th, 2010

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn