SELLERINK BLOG
27jul/10

Eco Friendly Printing (Post 4)

.

Sustentabilidade

O site ATITUDE SUSTENTÁVEL - http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog - publicou matéria feita com a colaboração do nosso Supervisor Técnico - Marcelo Cruz. Veja a íntegra abaixo.

Tintas à base de soja ainda são difíceis de encontrar no mercado brasileiro.

Tintas à base de petróleo utilizam um recurso não renovável e devem ser substituídas por alternativas sustentáveis.

Por Gisele Eberspächer às 16h54 de 19/07/2010

As tintas à base de soja ainda não são fáceis de se encontrar no mercado brasileiro. Ecologicamente mais corretas que as convencionais à base de petróleo, elas ainda são pouco produzidas e apenas em determinados modelos.

soybean

A maior vantagem está em deixar de utilizar o petróleo, um recurso não renovável, e utilizar a soja que, além de renovável, pode ser facilmente produzida.

Alice Lobo, uma das criadoras da marca de roupas Verdinha e Básica, comenta que uma das maiores dificuldades da produção de produtos sustentáveis e na etapa de escolha das matérias primas e de mão de obra.

“Estou atrás das tintas à base de soja. Elas são mais caras mesmo”, comenta.

No Brasil, a empresa Seller Ink já produz tintas para papel (couché, cartão e offset) à base de soja. O desenvolvimento do produto começou em 2009 e a comercialização apenas esse ano. Por enquanto, o produto é desenvolvido para máquinas offset planas convencionais, utilizadas em gráficas.

Marcelo Cruz - Supervisor Técnico da Sellerink

Marcelo Cruz - Supervisor Técnico da Sellerink

Marcelo Augusto da Cruz, surpervisor técnico da empresa, comenta que o processo de impressão não sofreu nenhuma alteração com a mudança de matéria prima.

“A tinta à base de soja não tem praticamente nenhuma diferença em relação a anteriormente produzida à base de petróleo, tanto para a produção, quanto para a impressão pelas gráficas consumidoras. Algumas vantagens são melhor desempenho e equilíbrio na máquina impressora”, comenta Marcelo.

Além disso, segundo a Seller Ink, o processo de reciclagem de papéis impressos com tintas de soja deve ser mais fácil que impressões com tinta de petróleo.

.

Se você gostou, veja também...

A História da Indústria Gráfica (Post III) on May 26th, 2010

A História da Indústria Gráfica (Post 13) on August 10th, 2010

A IMPRESSÃO OFFSET NO BRASIL (Post Especial) on March 29th, 2011

Metalgrafia (Post 7) on November 7th, 2010

AS NOVAS CÉDULAS DO REAL (SEGUNDA FAMÍLIA) on March 28th, 2011

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixar um comentário


Sem trackbacks

Visualizar perfil de Marcos  Anghinoni no LinkedIn